09. A infância aniquilada sob censura em Pixote: o cinema brasileiro entre interdições e liberdades

Antônio Reis Junior, Caio Lamas

Resumo


O propósito deste artigo é compreender historicamente a ação da Censura Federal sobre a produção cinematográfica no Brasil a partir do processo de censura do drama Pixote, a lei do mais fraco, dirigido por Hector Babenco e lançado em 1980. Abordamos no artigo as interdições impostas ao filme, analisando o conjunto de documentos que integram seu processo censório concomitantemente à análise fílmica das sequencias que sofreram corte. Além disso, realizamos a revisão crítica da literatura sobre o tema, que embora seja modesta, contribuiu para obtenção dos resultados da pesquisa: a relativa distensão da Censura Federal no ocaso da ditadura militar; a maior rigidez da liberação de filmes para a televisão se comparado às salas de cinema; o prejuízo dramático e narrativo da obra em consequência da sua mutilação para se adequar aos critérios do órgão estatal e o uso deliberado da burocracia para dificultar a aprovação de filmes considerados problemático.

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.3220144139

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