A atuação da Alcar e a tendência da pesquisa em História das Mídias Audiovisuais no Brasil

Guilherme Moreira Fernandes, Patrícia Cardoso D'Abreu

Resumo


Este trabalho traça um panorama da atuação da Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (Alcar) e das pesquisas apresentadas no GT História das Mídias Audiovisuais, refletindo sobre a ancoragem dos objetos da comunicação nas especificidades da área do audiovisual. Busca-se compreender como figuras de historicidade, temporalidades e crônicas se articulam às pesquisas sobre televisão, vídeo e cinema. O objetivo é contribuir com o entendimento sobre a relevância e a influência da Alcar para a visibilidade, a troca e o estímulo às pesquisas de perspectiva histórica sobre o audiovisual nos últimos vinte anos. Para tanto, foi realizado um breve histórico da Rede Alcar, seguido do levantamento quantitativo dos temas de pesquisa submetidos no GT História das Mídias Audiovisuais e sua posterior análise documental à luz dos objetivos propostos.


Palavras-chave


História das Mídias Audiovisuais; Alcar; tendências de pesquisa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.131202414461

Apontamentos

  • Não há apontamentos.