Diretrizes metodológicas para pesquisa historiográfica em agências de notícias no Brasil

Pedro Aguiar, João Pedro de Almeida Sabadini

Resumo


O artigo propõe diretrizes elementares para orientar a pesquisa historiográfica acerca das agências de notícias atuantes no Brasil desde a segunda metade do século XIX, tanto as estrangeiras quanto as nacionais. Começa por sugerir uma periodização possível para essa historiografia. Em seguida, enumera fontes de pesquisa acessíveis em três categorias – bibliográficas, hemerográficas e documentais –, tentando facilitar o esforço de futuros pesquisadores que se debrucem sobre o tema. Tomando a experiência de pesquisa executada pelos autores, enfatiza-se a importância da Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional. Por fim, discute-se criticamente a pouca atenção dada às agências de notícias na historiografia canônica da imprensa brasileira e sugere abordagens metodológicas que podem ser empregadas para preencher essa lacuna de pesquisa.

Palavras-chave


história do jornalismo; história da imprensa; agências de notícias; jornalismo de agências; metodologia de pesquisa.

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DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.122202314406

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