Por uma (outra) educação midiática: reflexões sobre letramento digital, ética e crítica na Comunicação

Pedro Henrique Conceição dos Santos, Leandro Nogueira Rangel

Resumo


Este artigo tem como base um minicurso oferecido no XIV Encontro Nacional de História da Mídia e contextualiza a importância de um outro modelo de educação midiática, focada em uma perspectiva vinculada ao letramento digital, à ética e à crítica na Comunicação. A partir do acionamento de revisão bibliográfica por meio de textos das áreas da Comunicação e da Educação, busca-se oferecer estratégias pedagógicas que sirvam para a compreensão e o combate do discurso opressor e dominante reproduzido nos meios de comunicação hegemonizados. Aponta-se para a necessidade de se pensar a partir da prática e trazer a ação para o processo reflexivo, apoiado pela ação dialógica da comunicação, como meio para alcançar uma efetiva educação midiática.


Palavras-chave


educação midiática; letramento digital; ética na comunicação; Teoria Crítica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.122202314369

Apontamentos

  • Não há apontamentos.