
   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

114 

 

 

A efêmera experiência do ombudsman na imprensa 

campineira 
 

Marcel J. CHEIDA 
1
 

 

Resumo: 
A rara experiência da crítica aos jornais culminou com a pioneira implantação da figura do ombudsman 

em meados de 1986, na Folha de S. Paulo. Outros jornais tentaram seguir o exemplo, entre eles o 

campineiro Diário do Povo. Por dois anos, o matutino conviveu com as análises e críticas elaboradas a 

partir das reclamações de poucos leitores que se aventuraram a tecer considerações sobre as notícias 

publicadas. Este artigo aborda a criação e a contribuição dos dois jornalistas que desempenharam a 

missão de colher as reclamações dos leitores e transformá-las em críticas publicadas na edição dominical 

do jornal ao longo de dois curtos anos. Como muitas experiências mercadológicas, a coluna do 

ombudsman no Diário do Povo faleceu gradualmente, ao enfrentar a antipatia da redação, do proprietário 

da empresa e o silêncio do leitor. 

  

Palavras-chave: Ombudsman. Jornalismo. Jornais. Crítica à mídia, Diário do Povo. 

 

The ombudsman's ephemeral experience in the Campinas 

press 
 
Abstract: 
The unusual experience of journalism criticism has led to the breakthrough achievement of the role of the 

ombudsman in 1986, at the newspaper Folha de S. Paulo. Other newspapers tried to follow the lead, 

among them the Diário do Povo, newspaper of Campinas´s city. For two years, the journal has offered 

analysis and critical articles elaborated from the complaints of a few readers who took a chance to 

comment on the news. This article discusses the creation and contribution of two journalists who have 

fulfilled the mission of collecting complaints from readers and transforming them into critical articles 

published in the Sunday edition of the newspaper over two years. As with many other experiences, the 

ombudsman column in Diário do Povo gradually has disappeared, facing the antipathy of the newsroom, 

of the owner of the journal and the silence of the reader. 

 

Keywords: Ombudsman. Journalism. Newspaper. Midia criticismo. Diário do Povo. 

 

La efímera experiencia del defensor del pueblo en la prensa de 

Campinas 
 

Resumen: 
La rara experiencia de crítica de los periódicos culminó con la implementación pionera de la figura del 

ombudsman en el ano de 1986, en el periódico Folha de S. Paulo. Otros periódicos intentaron hacer lo 

mismo, entre ellos el periódico Diário do Povo de la ciudad de Campinas. Durante dos años, el periódico 

tuvo las análisis y críticas elaboradas a partir de las quejas de algunos lectores que se aventuraron a 

comentar las noticias publicadas. Este artículo analiza la creación y la contribución de dos periodistas que 

han cumplido la misión de recopilar quejas de los lectores y transformarlas en críticas publicadas en la 

edición dominical del periódico durante dos cortos años. Como muchas otras experiencias, la columna del 

ombudsman o defensor del pueblo en Diário do Povo murió gradualmente, enfrentando la antipatía de la 

redacción, el dueño de la compañía y el silencio del lector. 

                                                             
1 Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Professor 

adjunto na Faculdade de Jornalismo da PUC Campinas. E-mail: cheida@puc-campinas.edu.br 



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

115 

Palabras clave: Ombudsman. Periodismo. Periódico. Crítica de los médios. Diário do Povo. 

 

 

A experiência sem legado  

Dos vários matutinos e vespertinos impressos ao longo da história de Campinas, 

um único jornal diário tomou a iniciativa de instituir o cargo de ombudsman em meio às 

mudanças ocorridas no cenário jornalístico ao final da década de 1980, com a vigência 

do regime constitucional, democrático.  

O Diário do Povo
2
 comemorava, em janeiro de 1994, 82 anos. A criação da 

coluna do ombudsman veio em meio às inovações editoriais, quando o então senador 

Orestes Quércia, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), 

comandava a Empresa Jornalística e Editora Regional, responsável pela publicação do 

jornal. Nesse mesmo ano, o Diário do Povo passou a ser impresso em gráfica própria, 

cujos equipamentos foram herdados do extinto Jornal de Hoje, um empreendimento que 

durou somente dois anos. O diário que durou 24 meses foi outro negócio de Orestes 

Quércia (ROLDÃO; CARMO-ROLDÃO, 2016), que sempre manifestou o interesse 

pelo jornalismo e por jornais, a ponto de construir um amplo grupo empresarial que 

reuniu publicações impressas (em Campinas, o Jornal de Hoje, o Diário do Povo e, em 

São Paulo, o Diário Popular), emissoras de rádio e televisão.  

No domingo, 17 de abril daquele ano, na edição do matutino campineiro, página 

13, editoria de Cidades, a manchete em seis colunas anunciava a criação do cargo de 

ombudsman, sob a responsabilidade do jornalista Marcos Aurélio Pereira Capitão, então 

com 39 anos de idade. O matutino campineiro se inspirava na experiência do confrade 

paulistano, a Folha de S. Paulo, que transformou a coluna do ombudsman numa 

referência da crítica ao jornalismo e aos jornais, como também em peça de marketing. 

O Diário do Povo foi fundado por Álvaro Ribeiro em 1912 (MARIANO, 1972). 

Depois de sucessivas trocas de proprietários, em junho de 1960, um empresário oriundo 

do ramo cafeeiro, José Augusto Roxo Moreira, realiza o sonho de se envolver com um 

empreendimento nem tanto rentável à época: um jornal. E adquire 50% da Empresa 

Jornalística Diário do Povo (ROLDÃO; CARMO-ROLDÃO, 2016). 

Roxo Moreira compra, mais tarde, o restante do controle da empresa. E começa 

a se dedicar ao projeto de um jornal inovador. Ele pretendia tornar o Diário num dos 
                                                             
2 Fundado por Álvaro Ribeiro, em 1912, a primeira edição do jornal matutino circulou em 20 de janeiro 

daquele ano. Em 04 de novembro de 2012 saiu às ruas a última edição, 100 anos depois. Álvaro Ribeiro 

mesclou o jornalismo com a carreira política; foi vereador, prefeito de Campinas. Chegou a ser preso e 

exilado em Portugal durante o governo de Artur Bernardes, ao qual fez ostensiva oposição. (ROLDÃO; 

CARMO-ROLDÃO, 2016) 



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

116 

jornais mais modernos do país (ROLDÃO; CARMO-ROLDÃO, 2016), o que o levou a 

investir na aquisição de impressoras offset, o teletipo, em 1969, e do primeiro 

equipamento de radiofoto instalado numa redação de um jornal na região de Campinas. 

Após a morte de Roxo Moreira, num acidente de carro, em 1972, a viúva, 

Beatriz Roxo Moreira, o diretor Industrial, Azael Logo Filho, e o diretor Administrativo, 

Antonio Alarcon Garcia, renovaram o corpo de jornalistas (ROLDÃO; CARMO-

ROLDÃO, 2016). Ao final da década de 1970, repórteres mais jovens, chefiados pelo 

jornalista Romeu Santini,
3
 respondiam pelas reportagens que levaram o matutino a 

ameaçar o domínio do Correio Popular. Mas, a família Roxo Moreira não conseguiu 

dar continuidade ao projeto. Em 1981, o então senador Orestes Quércia comprou 46% 

da participação na empresa. Mais tarde, Quércia adquire o restante da participação 

(ROLDÃO; CARMO-ROLDÃO, 2016).  

No início dos anos 1990, Orestes Quércia investe na renovação do jornal. 

Mesmo frente a um quadro deficitário, instala o parque gráfico na rua Sete de Setembro, 

na Vila Industrial, em Campinas, onde ficou até ser absorvido pela Rede Anhanguera de 

Comunicação (RAC), que o adquiriu em 1996, por US$ 10 milhões (GUIMARÃES, 

2010).  

Entre 1990 e 1995, o Diário do Povo persegue um jornalismo mais ousado, de 

linha editorial mais popular.
4
 A contratação do jornalista João Paulo Soares, oriundo do 

Diário do Grande ABC, resultou na substituição de alguns profissionais, algo comum 

quando há troca de chefia numa redação.  

A experiência da coluna do ombudsman no Diário do Povo registra dois 

mandatos, em dois anos. O primeiro, conduzido pelo jornalista de Mairinque, SP, 

Marcos Aurélio Pereira Capitão, de abril de 1994 ao último domingo de maio de 1995. 

O segundo mandato, sob a responsabilidade do jornalista gaúcho Márcio Calafiori, foi 

de 02 de abril de 1995 a 31 de março de 1996. Depois desses dois anos, a coluna deixou 

de ser publicada.  

Como em muitos projetos, a trajetória da crítica em defesa do leitor foi da 

euforia à decepção. A expectativa inicial registrada na reportagem publicada em 17 de 
                                                             
3 Romeu Santini chefiou a Redação do Diário do Povo na década de 1970 e começo de 1980, até as 

mudanças empreendidas. Bacharel em Direito pela PUC Campinas, combinou a carreira política como 

vereador e jornalista. Atuou também na sucursal do e O Estado de S. Paulo, em Campinas, e dirigiu o 

jornalismo da Rádio Central, AM, na década de 1980. Foi o primeiro diretor de Jornalismo da EPTV 

Campinas, fundada em 1979 (CÂMARA..., 2018). 
4 Uma curiosidade, mas engajada. Álvaro Ribeiro, fundador dos dois matutinos, qualificou o Diário do 

Povo e o Correio Popular. O substantivo e o adjetivo denunciam a intenção em dotar Campinas de dois 

diários direcionados ao povo e não somente à elite. 



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

117 

abril de 1994, com a manchete “Ombudsman vai defender interesse do leitor”, numa 

coluna lateral, o então editor-chefe, João Paulo Soares,
5
 se rejubilava: 

 

Júnia [sic] Nogueira de Sá e Otávio Frias Filho têm razão quando dizem que 

a implantação da figura do Ombudsman é „um ato de coragem‟”. No caso do 

Diário, é também um ato de coerência. 

Coerência com a linha editorial que norteou as reformas promovidas no 

jornal e coerência com a estratégica de líder
6
 adotada pelo Diário no mercado 

de Campinas. 

O surgimento do ombudsman, tanto para os profissionais do Diário como 

para a direção da empresa, vem como consequência natural desse processo de 

mudanças, iniciado há dois anos (SOARES, 1994, p. 13). 

 

Na mesma página, em duas colunas, um texto anotava a expectativa do diretor-

superintendente do jornal, Iberê Ribeiro de Castro: “A linha editorial do Diário 

privilegia o leitor de Campinas e as funções do ombudsman estarão balizadas com essa 

filosofia. [...] Ele (o ombudsman) terá total independência na função, sempre 

considerando os compromissos assumidos pelo jornal junto aos leitores”. 

O otimismo do diretor-superintendente, contudo, se esvaiu quando o 

proprietário, Orestes Quércia, decidiu encerrar a coluna, dois anos depois, numa reação 

que acumulava um descontentamento alimentado pelos conflitos e intrigas na redação. 

Márcio Calafiori
7
 relata o fim do trabalho como ombudsman, ocasião em que o 

proprietário, Orestes Quércia, lhe telefonou para proibi-lo de publicar críticas a uma das 

reportagens que tratava da data de fundação da Associação Atlética Ponte Preta, 

tradicional clube de futebol de Campinas: 

 
Na minha antepenúltima coluna, publicada em 17 de março de 1996, dei 

apoio à reportagem polêmica que o Ariovaldo Izac
8
 escreveu sobre a data de 

fundação da Ponte Preta. Ele investigou o assunto por meses. Nem mesmo o 

historiador da Ponte Preta sabia o ano de fundação do clube, cuja ata de 

fundação foi rasurada. Ariovaldo Izac investigou isso a fundo. Esteve em Rio 

Grande (RS) e lá levantou a história do Sport Club Rio Grande, que foi 

fundado em 19 de julho de 1900. Ariovaldo esteve também na Biblioteca 

Nacional, no Rio de Janeiro. A reportagem foi apurada com dados 

                                                             
5 João Paulo Soares ingressou no Diário do Povo vindo do Diário do Grande ABC. Começou uma carreira 

e com 30 anos de idade assumiu o cargo de editor-chefe do matutino campineiro. 
6 O Diário do Povo tinha, como principal concorrente, o matutino Correio Popular. 
7 CALAFIORI, Márcio. Depoimento concedido ao autor via e-mail, em 18 abr. 2017. 

O depoimento do jornalista Márcio Calafiori foi obtido via e-mail, em 18 de abril de 2017, como parte do 

início dos estudos que comecei sobre o ombudsman em Campinas. Todos os outros trechos com 

depoimentos do jornalista foram obtidos em resposta via e-mail. 
8 Ariovaldo Izac, jornalista esportivo, radialista, formado em jornalismo pela PUC Campinas, atuou em 

várias redações de Campinas e região. Em Campinas, em especial para os pontepretanos, o clube se 

orgulhava de ser considerado, historicamente, o mais antigo do Brasil, fundado em 1900. Após pesquisa, 

Izac confirmou que o clube gaúcho, Sport Club Rio Grande, havia sido fundado meses antes da Ponte 

Preta. A publicação do furo jornalístico abalou os pontepretanos, a ponto de o jornal e o jornalista 

sofrerem diversas ameaças (ZAGO, 2002).  



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

118 

consistentes. Como não poderia deixar de ser, o assunto incomodou. O jornal 

foi apedrejado, repórteres ameaçados, Ariovaldo ficou não sei quanto tempo 

sem poder entrar na Ponte. Portanto, nada mais sensato do que foi apoiá-lo 

como ombudsman. Na sexta-feira, 22 de março de 1996, estou escrevendo a 

minha penúltima coluna, de novo falando sobre a polêmica da Ponte Preta, 

pois também fui ameaçado. Nisso toca o telefone da minha mesa: „É o 

ombudsman que tá falando?‟. Sim, respondi. E a pessoa: „Aqui é o Quércia. A 

sua coluna de domingo será de novo sobre a Ponte Preta?‟. Respondi 

afirmativamente. E ele: „Eu não quero que o senhor fale da Ponte.‟ Eu disse: 

„Mas eu sou o ombudsman, posso escrever sobre o que eu quiser, tenho essa 

prerrogativa.‟ E ele: „Eu não quero saber o que o senhor é. Eu não quero que 

fale da Ponte Preta no meu jornal. Não permito.‟ Por isso, a penúltima coluna 

não foi publicada (CALAFIORI, 2018, depoimento).
9
       

               

As pretensões políticas e eleitorais do então ex-governador Orestes Quércia
10

 

miravam o controle de veículos de comunicação, entre eles os jornais impressos, na 

tentativa de melhorar a popularidade em favor de sua candidatura. Em 1992, Quércia 

desencadeia a renovação administrativa e editorial do Diário do Povo, em cuja empresa 

detinha o controle acionário.  

No segundo semestre de 1992, o jornal recebeu um novo grupo de jornalistas, 

entre eles João Paulo Soares, então com 28 anos de idade, que iria assumir o cargo de 

editor-chefe. Quércia havia consultado vários jornalistas, entre eles Alexandre Polesi, do 

Diário do Grande ABC, que indicou colegas para compor a equipe em Campinas. 

De acordo com João Paulo Soares (SOARES, 2018, depoimento)
11

, a reforma do 

jornal compreendia um esforço resultante de duas principais variáveis: a busca de maior 

credibilidade do ex-governador na terra na qual ancorou a carreira política e a 

concorrência com o principal jornal da cidade, o Correio Popular. Ao mesmo tempo, 

superar o vício de anos anteriores nos quais o jornal enfrentou uma fase na qual perdeu 

a qualidade editorial encontrada na década de 1979 e início de 1980.  

                                                             
9 CALAFIORI, Márcio. Depoimento concedido ao autor via e-mail, em 22 jun. 2018. 
10 Orestes Quércia começou a carreira política em Campinas, como vereador pelo Partido Liberal. Com o 

golpe de 1964, ingressou no Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi eleito deputado estadual e, 

depois, prefeito do município. Após deixar a Prefeitura de Campinas, foi eleito senador por são Paulo. Foi 

vice-governador na chapa do governador Franco Montoro e, na sucessão, eleito governador para o 

mandato de 1987 a 1991. Em 1994, pelo PMDB, disputou a eleição para presidente da República. 

Naquele ano, Fernando Henrique Cardoso, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), foi eleito. 

Desde então, Quércia investiu na vida empresarial, até falecer vítima de um câncer em dezembro de 2010 

(GOUGET; ALDÉ; SETEMY, s.d.). 
11 João Paulo Soares encaminhou, após pedido, um depoimento no qual relata as lembranças que ainda 

guarda da época. Todas os trechos nos quais constam a fala dele foram obtidos nesse relato, com exceção 

do registro das notas taquigráficas da Câmara Municipal de Campinas. João Paulo Soares é formado em 

Jornalismo pela Universidade Católica de Santos. Entre 1988 e 2004, trabalhou em diversos jornais, entre 

eles a Folha de S. Paulo (regional Sudeste) e o Diário Popular (Revista JÁ).  

SOARES, João Paulo. Depoimento concedido ao autor via e-mail, em 11 jul. 2018. 



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

119 

Quércia costurava a candidatura à Presidência da República. Mais um motivo 

para contornar a linha editorial, de modo a evitar fagulhas com o proprietário, conforme 

explicou Soares (2017): “Claro que em relação ao próprio Quércia havia limites. Não 

dávamos manchetes contra ele nem ficávamos investigando sua vida, mas publicávamos 

as matérias negativas que vinham das agências, cuidando para separar fatos de boatos, 

dados de suposições, acusações formais de denúncias anônimas etc.” 

A ideia sobre a implantação da coluna do ombudsman era mais uma entre outras 

para enfrentar o concorrente e angariar mais leitores e, portanto, faturamento. As 

mudanças introduzidas desde então elevaram as vendas, a circulação e a receita do 

jornal. Soares relembra: 

 

Três anos depois (do início da reforma), o Diário saiu de um targed de 18% 

para 43% do mercado de Campinas, e avançava para tomar a liderança do 

Correio, o que tornou a disputa entre as duas redações cada dia mais 

encarniçada. 

A criação do ombudsman é parte dessa disputa, uma ação que hoje considero 

precipitada [...]. Porém, no quesito prestígio e credibilidade, achávamos que 

era uma grande tacada (SOARES, 2018, depoimento). 

 

 A declaração de João Paulo Soares revela uma tortuosa caminhada da Direção 

até a inauguração da primeira coluna, pois a desconfiança deu lugar à relativa convicção 

do valor mercadológico do ombudsman que, para o diretor-superintendente, Iberê 

Ribeiro de Castro, serviria para reafirmar o compromisso com os leitores. A oposição 

entre as intenções mercadológicas e a reação pragmática da empresa se encaixa no 

conflito ou na contradição entre o discurso e a prática da crítica ao jornal (sobre tais 

conflitos nas empresas jornalísticas, ver KARAM, 2004, p. 117). 

Depois de 25 anos da criação da coluna, João Paulo Soares avalia, porém, que o 

projeto era desnecessário e que a Redação não estava preparada para desenvolvê-lo: 

 
Outra questão, igualmente relevante, é que nós não precisávamos de um 

ombudsman, não tinha a menor necessidade, e, portanto, teve pouca 

serventia. Não agregou prestígio; não tinha nada a ver com nosso leitor, que 

nunca soube do que se tratava aquela coluna; e não se encaixou na rotina de 

produção da Redação, regulada pela cooperação, pela responsabilidade 

solidária e por regras flexíveis, com espaço para o erro, não por sistemas 

rígidos de metas e cobranças (SOARES, 2018, depoimento). 

 

O desalento de João Paulo Soares parece desabar no ceticismo em torno da 

profissão e do papel do ombudsman. As graves barreiras postas em torno do jornalismo 

e dos jornais nesses últimos 25 anos são objetos de vários estudos. Ramonet (2013, p. 



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

120 

53) observa que “na maioria das democracias é que há um conflito entre a sociedade e 

os meios de comunicação. Tal conflito não é novo, pelo contrário, vem se agravando há 

uns dez ou quinze anos. Aprofunda-se na sociedade a crítica contra o modo de atuação 

da mídia dominante”.  

A tentativa de utilizar o ombudsman em duas finalidades, mercadológica e ética, 

quando a internet iniciava naquela década a expansiva popularização, pareceu 

naufragar, conforme desabafa Soares: 

 
Ocorre, como é sabido, que a rotina das redações produz profissionais 

sobrecarregados de pautas e tarefas, esgotados física e psicologicamente 

pelas múltiplas cobranças vindas de todos os lados, lutando 

enlouquecidamente contra o tempo, tendo de se adequar às imposições 

editoriais e aos interesses político-empresariais das empresas nas quais 

trabalham, o tempo todo submetido a ordens e contraordens muitas vezes 

contraditórias e esquizofrênicas, e ainda subjugados pelo império das 

idiossincrasias dos chefetes de plantão, que sempre os há, e pelo fantasma do 

desemprego, que ronda permanentemente. 

[...] 

No caso da nossa experiência, repito, minha avaliação hoje é que não 

precisávamos de nenhuma das duas coisas. Nem nós nem nossos leitores, que 

estavam muito bem servidos de jornalismo da melhor qualidade nas páginas 

do Diário do Povo de então (SOARES, 2018, depoimento).  

 

A percepção de João Paulo Soares é impregnada de um ceticismo sobre a 

autocrítica institucional apontada para a figura do ombudsman. A ela se agrega o 

descrédito que gradualmente tomou conta da relação entre o público e os jornais, num 

ambiente de acirrada competição econômica e cultural, além das relações políticas.   

 

A euforia 

A eufórica esperança de mudanças nesse início de projeto, contudo, estava 

estampada na edição do dia 17 de abril, num texto no qual o jornal anunciava a 

novidade – que logo encontrou caminhos desviantes. Capitão (17 abr. 1994, p. A3) 

afirmava a crença de que o “ombudsman é a última palavra na busca da qualidade e da 

manutenção dos compromissos assumidos por um jornal junto à comunidade”. 

Ao ouvir e registrar as manifestações dos leitores, Capitão (17 abr. 1994, p. A3) 

teria o compromisso “com carta branca, para julgar, criticar e comentar, inclusive 

comparando enfoques e angulação de matéria com outros jornais”. Esses trechos 

inauguraram a publicidade das intenções do jornal para com a sociedade e com os 

leitores. A proposta da “carta branca”, expressão que afirma a autonomia plena do 

ombudsman na elaboração da crítica ao jornal, é confirmada por Mendes (1998, 



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

121 

Introdução, s/n): “Uma característica bem particular das colunas de ombudsman é que 

são um espaço para a crítica de tudo o que é publicado no jornal. O discurso do 

ombudsman aparece em uma situação privilegiada com relação aos demais discursos 

presentes no jornal”. 

A convicção de ombudsman em torno do cargo seria reafirmada na primeira 

coluna publicada na edição do dia 18, na página 06, editoria de Opinião. Educadamente, 

Capitão informava o leitor que havia deixado o cargo de editor de Política Nacional para 

ingressar no projeto inovador. Ele anunciava: 

 

A partir de hoje deixo de responder pela editoria de Política Nacional do 

Diário do Povo, cargo que ocupei por cerca de um ano e meio, para ser o 

primeiro ombudsman da história desse jornal. Afasto-me das fontes noticiosas 

e do convívio direto com os colegas de redação, ainda que temporariamente, 

para integrar um projeto editorial que objetiva um amplo canal de ligação 

entre o leitor e esse órgão de comunicação (CAPITÃO, 18 abr. 1994, p. 06). 

 

Exultante também foi o tom do editorial publicado no mesmo dia: 

 
Hoje é um dia histórico para a imprensa do Interior paulista. Ao tomar a 

iniciativa de nomear um ombudsman para um jornal de porte médio, longe da 

Capital, o Diário assume não só o papel pioneiro, mas também de criador de 

uma tendência que transcende os limites da guerra particular de mercado 

travada pela imprensa campineira (EDITORIAL, 18 abr. 1994, p. 06). 

 

Ainda na edição do dia 19 de abril, um texto em duas colunas, na página 03, 

informava que o leitor do jornal assimilava “bem” o trabalho do ombudsman. A 

precocidade da coluna não intimidava o otimismo do autoelogio: 

 

O primeiro dia de trabalho do jornalista Marco Aurélio Capitão, como 

ombudsman do Diário, demonstrou que o leitor e os profissionais que 

trabalham na Redação assimilaram bem a ideia. Capitão assumiu o cargo 

ontem, com a tarefa de defender os interesses dos leitores e passar adiante 

suas queixas, observações e sugestões com relação que [sic] é publicado no 

jornal. Capitão avalia que as pessoas entenderam rapidamente a função de 

aliado que o ombudsman representa. Ontem, ele recebeu mais de 20 

telefonemas, além de telegramas. A maioria dos telefonemas era de leitores, 

embora tenha recebido também congratulações de jornalistas de outros 

veículos, políticos e empresários (LEITOR..., 19 abr. 1994, p. 03). 

 

No mesmo texto, buscava a cumplicidade dos colegas de Redação, os quais, 

segundo teria percebido Capitão, se empenhavam em “melhorar o tratamento dado às 

notícias”. 

A primeira coluna publicada com as reclamações, queixas e críticas é datada de 

domingo, 24 de abril daquele ano. Diagramada em quatro colunas por 39 centímetros, 



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

122 

na página 02, a coluna encimada pela vinheta Coluna do Ombudsman tinha por título 

Missão Possível. Era um trocadilho com o antigo seriado e depois filme Missão 

impossível. Nela, Capitão focava o tratamento dos jornais em relação às candidaturas na 

disputa pela Presidência da República. E, é claro, o objetivo era expor a relação entre o 

candidato do PMDB, Orestes Quércia, o jornal Diário do Povo e o desempenho do 

ombudsman. 

Na coluna inaugural, Capitão redigiu e editou nove comentários. O espaço foi 

diagramado com duas colunas internas, uma intitulada Pré-Pauta e a outra, Preto no 

Branco. Na primeira, anotava assuntos que teriam desdobramentos ao longo da semana 

vindoura. Na segunda, reunia seis pequenos comentários, como o de abertura: 

“Desinformação – O campineiro que fica na cidade nos feriados prolongados continua 

à margem da informação. Tanto o Diário como o Correio [Correio Popular, o jornal 

concorrente direto] optam por dar folga a toda sua equipe nos feriados, como aconteceu 

na última quinta-feira, deixando o leitor na mão.” 

O comentário em destaque, contudo, encontrava-se na coluna interna Pré-Pauta. 

Ali, Capitão começou a pôr o dedo na ferida. E anotava a participação do proprietário, 

Orestes Quércia, como autor de artigos publicados em colunas do jornal, no primeiro 

caderno, de política nacional. Aqui, a íntegra: 

 

Neste domingo, pela segunda semana consecutiva, o ex-governador Orestes 

Quércia volta a utilizar a página 4 do Diário para publicar seus artigos. Nada 

haveria de anormal nesse procedimento não estivesse Quércia buscando 

legenda para candidatar-se a presidente da República. No domingo passado, 

seu artigo „Rumo à prosperidade‟ foi para a coluna Conjuntura, ocupada 

durante a semana pelo jornalista Carlos Chagas. Desta vez, o artigo „O futuro 

é agora‟ sai na coluna Linhas Gerais (CAPITÃO, 24 abr. 1994, p. 2). 

 

Em resposta, na coluna da semana seguinte, 1º de maio, o editor-chefe, João 

Paulo Soares, enviou uma mensagem a Capitão, na qual explicava a presença de Orestes 

Quércia como articulista do jornal:  

 

O ex-governador escreve há muito tempo no Diário, independente de sua 

condição atual de pré-candidato, e, nesse sentido, é encarado [sic] como 

articulista fixo, da mesma forma como José Sarney, outro pré-candidato, tem 

espaço garantido às sextas-feiras na Folha de S. Paulo. De qualquer maneira, 

a sugestão é interessante e será estudada dentro de nossas limitações de 

espaço (SOARES, 1º. maio 1994, p. 02). 

 



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

123 

Marcos Aurélio Capitão
12

 afirma que o proprietário Orestes Quércia não 

interveio para censurar ou vetar comentários da coluna enquanto exerceu o cargo. Mas, 

a imagem do político em Campinas era um fator que inibia a comunidade de leitores do 

jornal: “O jornal, por ser de propriedade de um político bastante conhecido e polêmico 

na cidade (Orestes Quércia), não era visto como exemplo de seriedade ou afeito a ações 

de transparência e objetividade” (CAPITÃO, 2018, depoimento). Porém, essa imagem 

ou a relação do político com a sociedade campineira não fora o principal obstáculo à 

rotina de trabalho do primeiro ombudsman.  

As primeiras pedras postas no caminho do ombudsman vieram de baixo. Da 

Redação, onde os colegas gradualmente começaram a expor o descontentamento com as 

críticas: 

 

Enfrentei muitas críticas da empresa e dos colegas, pois além da coluna 

semanal eu encaminhava um relatório diário a cada jornalista. Alguns colegas 

chegavam a ir até minha sala para tirar satisfação, o que fez com que eu 

mudasse de sala em outra repartição, fora da redação. A maior animosidade, 

todavia, acontecia com a chefia da redação (CAPITÃO, 2018, depoimento).  

 

Na edição do dia 5 de junho, na página 02, Capitão leu, surpreso, o texto, em 

duas colunas por 32 cm., no alto da página, de que trata no depoimento acima. Sob um 

chapéu “A verdade dos fatos”, o título era uma réplica do secretário de Redação, Márcio 

Calafiori, que coincidentemente veio a sucedê-lo no cargo: “Análise equivocada de um 

erro involuntário”. Calafiori assinava logo abaixo.  

Na publicação, o secretário de Redação ressaltava, logo na abertura, que o 

ombudsman “foi infeliz na crítica que abre a sua coluna de hoje (ao lado): Exemplo de 

antijornalismo. Ao contrário do que afirma, o Diário não se „achou no direito de julgar 

e condenar os padres salesianos Orivaldo Votolin e Sergio Baruffi‟, acusados de 

responsabilidade na questão da demolição do Externato São João” (CALAFIORI, 05 

jun. 1994, p. 02). 

Calafiori apontava a ausência das respostas dadas pela Redação às críticas 

publicadas na coluna dominical do ombudsman: “Acho que o ombudsman erra, por 

exemplo, quando critica publicamente o Diário e, posteriormente, deixa de publicar as 

nossas respostas. Este sim é um autêntico exemplo de antijornalismo” (CALAFIORI, 05 

jun. 1994, p. 02). Calafiori usava o mesmo termo empregado por Capitão no título da 

coluna daquele dia: “Exemplo de antijornalismo”, cuja crítica destacava a inserção de 

                                                             
12 CAPITÃO, Marcos Aurélio Pereira. Depoimento ao autor via e-mail, em 21 maio 2018. 



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

124 

uma frase ao final da reportagem de autoria da jornalista Soraya Agége, sem seu 

consentimento. A reportagem tratava a demolição de uma das alas do antigo prédio que 

abrigava o tradicional Externato São João. Capitão relatava, na coluna, o interesse do 

Ministério Público em abrir um inquérito para apurar se houvera infrações à lei de 

proteção ao meio ambiente. Como a repórter informava que não encontrara os padres 

responsáveis pela demolição, o editor (não há citação do nome do editor responsável) 

inseriu, ao final do texto da repórter, a seguinte afirmação: “A dupla está foragida”.  

No texto resposta, Calafiori (05 jun. 1994, p. 02) admitia que o jornal tratava os 

dois padres responsáveis pela demolição como “foragidos”. Mas que, 

“lamentavelmente, por um erro de interpretação, a editoria de Cidades se referiu aos 

padres usando a expressão foragidos” [grifo do redator]. O termo remetia à condição de 

padres fugitivos da Justiça. 

A reparação sobre a condição dos padres veio numa errata publicada pelo jornal 

na quarta-feira, 1º de junho, um dia depois da edição na qual se encontrava a 

reportagem classificada pelo ombudsman de “sensacionalista”.  

A polêmica não parou aí. Em carta publicada na coluna Espaço do Leitor, página 

04, na edição do dia oito, o padre e jornalista Luis Carlos F. Magalhães, que chegou a 

responder pela Comunicação da Arquidiocese de Campinas, ressaltava a manchete 

“sensacionalista” do jornal quando publicou a reportagem sobre o caso da demolição da 

ala do Externato São João.  

 

O execrado desde a origem 

Os conflitos entre ombudsman e redação são temas de análises e avaliações 

sobre o papel da crítica ao jornal desde que Alberto Dines
13

 criou os Cadernos de 

Jornalismo, projeto pioneiro na crítica comparada dos jornais elaborado no Jornal do 

Brasil, na década de 1960. No posfácio da 9ª edição da obra O papel do jornal e a 

profissão de jornalista,
 
Dines relata o episódio ocorrido com o publisher da Folha de S. 

Paulo, Octávio Frias Filho, quando disse a ele que iria criar uma coluna, o Jornal dos 

Jornais, publicadas aos domingos, de 1975 a 1977. “Você só vai arranjar inimigos”, 

advertiu Frias a um Dines persistente (DINES, 2009, p. 19). 

Mais tarde, em carta ao então recém-nomeado ombudsman da Folha de S. Paulo 

(COSTA, 2006), em outubro de 1989, Alberto Dines cumprimentava o jornal pelo 

                                                             
13 A revista Pesquisa Fapesp publicou, na edição de abril de 2012, uma longa entrevista concedida por 

Alberto Dines, na qual lembrava que o lançamento dos Cadernos de Jornalismo perturbou colegas na 

redação do Jornal do Brasil (DINES, 2012).  



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

125 

projeto. Mas, alertava o jornalista Caio Túlio Costa sobre as armadilhas em torno do 

cargo, em especial quanto ao sentimento de potência e de salvador do mundo 

jornalístico na alma de quem assumia a missão. Dizia Dines a Caio Túlio: “Não cometa 

o erro de deixar-se envolver pela ira sagrada ou pela missão salvacionista. Isto custou-

me uma dúzia de ferrenhos inimigos sem que eu tivesse conseguido quebrar o bezerro 

de ouro” (COSTA, 2006, p. 94).  

Possivelmente, Marcos Aurélio Capitão tenha constatado que os ideais 

salvacionistas no início do trabalho tenham, gradualmente, se perdido pelo esforço dos 

colegas em minimizarem ou desprestigiarem as críticas, bem como pela queda da 

repercussão dos comentários.  

 
Percebo que se, naquela época, já era difícil dar certo a figura do 

Ombudsman, hoje é muito mais complicado. Dá certo na Folha porque a 

própria Folha cuidou de reduzir a coluna numa seção mocozada que ninguém 

lê e por que o próprio jornal escolhe a dedo os ditos “representantes dos 

leitores”. Repare que ninguém mais comenta essa coluna, eu mesmo não sei 

quem é o atual (CAPITÃO, 2018, depoimento). 
 

Capitão parece ter caminhado em trajeto semelhante ao de Caio Túlio Costa, que 

assim respondeu à advertência de Dines: “pois eu – se consegui deixar de lado a missão 

salvacionista – também não consegui quebrar o bezerro de ouro. Nem os jornalistas 

conseguiram me esquecer como sugeriu Dines” (COSTA, 2006, p. 19). 

Contudo, o desencanto de Marcos Aurélio Capitão não se restringiu ao 

comportamento reativo dos colegas. Os leitores também foram uma decepção para ele. 

O apoio e a manifestação esperada ficaram na fase inicial, da expectativa em torno dos 

possíveis efeitos da coluna. Enquanto os colegas reagiram logo nas primeiras edições da 

coluna, os leitores demorariam ou quase não perceberiam a relevância da coluna: 

 
Demorou para o leitor entender o papel que o ombudsman exercia no jornal.  

A maioria via com desconfiança, quero dizer, entendia que tudo aquilo era 

combinado com a direção do jornal. Com os colegas isso não aconteceu, pois 

as brigas com a chefia e com a direção do jornal logo chegaram ao 

conhecimento de todos que perceberam que eu não aceitava ingerências 

(CAPITÃO, 2018, depoimento). 

 

Mesmo assim, o sucessor de Capitão no cargo, Márcio Calafiori, testemunhou a 

autonomia do colega no cargo naquele primeiro ano do projeto. Ou seja, mesmo com os 

conflitos com os colegas e o estranhamento da direção da empresa, o trabalho foi 

desenvolvido com base na independência profissional:  

 



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

126 

O Capitão foi um ombudsman duro. Essa primeira experiência do 

ombudsman no Diário foi tensa, inclusive porque, como já salientei aqui, não 

foi algo pensado e elaborado. [...] Como secretário de redação, eu botava 

panos quentes, conversava com o Capitão, tentava esclarecer e amenizar, mas 

ele se mantinha fiel ao que pensava. A abordagem do ombudsman fazia com 

que a direção do jornal ficasse tensa e temesse pelo futuro do novo projeto do 

Diário do Povo. O certo é que o Capitão exerceu o cargo com independência 

(CALAFIORI, 2018, depoimento). 

 

Capitão ficou no cargo o tempo previsto originalmente: um ano. E com 

independência, conforme seu relato e o do jornalista Márcio Calafiori. Mas, depois de 

vinte e quatro meses, a coluna desapareceu. A intervenção administrativa, o 

descontentamento do proprietário Orestes Quércia e todo o saldo de insatisfação e até 

apatia da Redação contribuíram para a coluna alcançar o oblívio. 

 

O ano que terminou 

Pouco mais de oito meses depois que Márcio Calafiori deixava o cargo de 

ombudsman, como sucessor de Marcos Aurélio Capitão, o Diário do Povo foi adquirido 

pelo concorrente direto, a empresa que publicava o Correio Popular. Uma compra 

anunciada no valor de US$ 10 milhões, cujo pagamento em parcelas contribuiu para o 

Correio Popular se descapitalizar nos anos seguintes. Seis anos depois, em novembro 

de 2012 o Diário do Povo parou de circular (ROLDÃO; CARMO-ROLDÃO, 2016). 

Incorporado pela empresa que editava o Correio Popular, a Rede Anhanguera de 

Comunicação (RAC), o fim melancólico do matutino que inovou no jornalismo 

campineiro ainda era editado por 10 jornalistas. Todos foram demitidos, então.  

Calafiori era o secretário de Redação e foi quem tomou a primeira iniciativa em 

contradizer o ombudsman Capitão logo no começo do projeto de crítica ao jornal. 

Convidado pelo diretor superintendente da empresa, Iberê Ribeiro de Castro, sob a 

justificativa de que seria alguém de confiança para assumir o cargo em substituição ao 

antecessor, o então secretário de Redação pensou, refletiu, até resistiu, mas aceitou o 

convite. A decisão era a de assumir a responsabilidade num cenário de concorrência 

acirrada com o Correio Popular, numa iniciativa que integrava, segundo ele, os planos 

de marketing para melhorar o posicionamento comercial do Diário do Povo.  

Márcio Calafiori trazia a parcimônia do cargo de secretário de Redação, quando 

tentou colocar amortecedores no conflito entre o ombudsman e os colegas. Nas 

primeiras semanas, o segundo ombudsman do Diário do Povo detectou comportamentos 

já apontados pelo antecessor, Marcos Aurélio Capitão. O atrito entre colegas da 



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

127 

Redação e ele foi se esvaindo, se desfazendo: 

 
Mas sinceramente falando, depois que se acostumou com o ombudsman 

pouca gente na redação do Diário se importava com a coluna. Às vezes, 

alguém elogiava ou criticava, mas não passava disso. E muito menos o leitor. 

Pelo menos o leitor do Diário não dava a mínima. Dificilmente fui acionado 

por carta ou por telefone. Na minha última coluna, em 31 de março de 1996, 

escrevi isso: “A função de ombudsman só é popular entre os colegas 

jornalistas. Não sei se está fadada ao sucesso aqui no Brasil.” O tempo 

provou que eu tinha razão. Quero ressaltar que além da coluna de 

ombudsman, que era publicada aos domingos, eu fazia a crítica interna do 

jornal, todos os dias, de segunda a sexta-feira. Essa crítica era muito lida e 

comentada na redação. Chamava-se: A Patada (CALAFIORI, 2018, 

depoimento). 

 

 A coluna do ombudsman fez o jornalista ponderar sobre o papel crítico que 

deveria desempenhar, após responder pela secretaria de Redação durante um ano. 

Agora, convidado para assumir o “espinhoso encargo”, nas palavras de Alberto Dines, 

Calafiori relembra, com honestidade, a postura que adotou ao receber o convite do 

diretor superintendente, Iberê Ribeiro de Castro. Segundo Calafiori, mesmo ao tentar 

“pular fora” do convite, o aceitou. E adotou a tática “da maioria dos ombudsmen, 

“mordia e assoprava”. 

O convite a Calafiori, secretário de Redação, evidenciou o conflito de interesses 

entre a empresa e o direito do leitor. No meio, o ombudsman. Bucci (2000) teceu longa 

análise sobre o conflito de interesses da empresa e do jornalismo. Aquela, pragmática, 

preocupada com a sobrevivência administrativa e econômica; este, missionário, 

preocupado com o interesse público centrado no direito do cidadão. A relação entre o 

“Estado” e a “Igreja”, conforme a metáfora adotada pelos jornais norte-americanos, 

ficava evidente à medida que os conflitos foram evidenciados para Calafiori.  

O perfil mercurial das relações comerciais sempre afetou os interesses 

empresariais. Não foi diferente com Orestes Quércia e Márcio Calafiori. Ao tocar no 

modo como a empresa era gerenciada, o ombudsman não se acovardara e investira na 

crítica sobre uma área a qual poucos jornalistas dominam: a administração e as 

estratégias comerciais: 

 
Uma vez recebi um recado do Orestes Quércia dizendo que depois ele iria 

conversar comigo bem de pertinho. Foi por causa da coluna intitulada: “A 

reestruturação do Diário”, publicada em 29 de outubro de 1995. É uma longa 

história, mas resumindo: depois que sem mais nem menos o Quércia decidiu 

pôr abaixo o processo de reestruturação do Diário do Povo, decisão que veio 

da noite para o dia, sem mais delongas, o jornal perdeu todos os 

investimentos que vinham sendo feitos nos últimos seis anos. Essa decisão do 

Quércia funcionou como uma bomba na redação, pois tudo no Diário 



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

128 

começou a ser desmantelado, inclusive o sistema de entrega do jornal para os 

assinantes, além do enxugamento da redação [...]. Foi a coluna mais difícil 

que escrevi, pois era uma crítica direta ao dono do jornal. Preocupados com o 

desmantelamento do jornal, os colegas me diziam: “Quero ver o que você vai 

escrever na coluna, quero ver se você é ombudsman mesmo ou se não passa 

de um vendido.” Os nervos de todos no Diário estavam à flor da pele. 

Quando a coluna foi publicada, achei que tinha cumprido o meu papel. O 

Quércia me ameaçou, mas não fez nada (CALAFIORI, 2018, depoimento). 

 

A venda do Diário do Povo para a Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) o 

integrou a um novo modelo de negócio, mais amplo, que buscou congregar as várias 

modalidades de produtos, tanto o impresso como o digital. Bucci (2000) pondera sobre 

essas radicais mudanças que põem o jornalismo tradicional de ponta cabeça. Ou seja, o 

Diário do Povo deixou de ser o matutino, com pretensões de independência sustentada 

pelo faturamento no tripé assinaturas, venda em bancas e anúncios (aí, incluídos os 

classificados) para compor um dos itens da RAC, que se modernizava com os recursos 

digitais (ANDRETTA, 2016).  

Da euforia à depressão e ao esquecimento, a figura do ombudsman num jornal 

de Campinas não enraizou e muito menos frutificou. Mesmo o jornal Correio Popular 

esboçou, naquele período, a criação de um conselho de leitores,
14

 mas sem sucesso. O 

boato de que iria instituir a coluna do ombudsman contribuiu para o Dário do Povo se 

antecipar ao concorrente mesmo aos trancos, sem uma preparação ancorada num amplo 

e discutido projeto editorial. O imediatismo comercial na ânsia de ganhar audiência, 

muito comum, levou o jornal a criar, pragmaticamente, a coluna. 

Capitão e Calafiori evidenciam como o espinhoso trabalho rende muito mais 

peso a quem o desempenhou. A responsabilidade do ombudsman se defronta com pelo 

menos três adversários poderosos: a direção da empresa, os colegas de redação e a 

comunidade de leitores. Em Campinas, ambos caminharam por pedregoso trajeto no 

qual a iniciativa que nascia num contexto de competição comercial definhou pela falta 

de oxigenação destinada à sobrevivência da empresa jornalística. Era o anúncio do 

processo de morte do jornal impresso Diário do Povo. 

 

 

                                                             
14 Quase 17 meses depois da publicação da última coluna do ombudsman no Diário do Povo, na edição de 

21 de agosto de 1997, o Correio Popular anunciava o início das atividades do Conselho de Leitores, 

formado por cidadãos para comentar e apresentar demandas em torno do noticiário do jornal. O primeiro 

parágrafo da notícia sobre o começo do trabalho do Conselho, assim pontificava: “Integrar o leitor ao 

processo de confecção do jornal. Com esse objetivo, o Correio Popular inicia hoje o projeto „Conselho de 

Leitores‟. Cada editoria formará um grupo de consultores, composto por representantes de diversos 

setores da sociedade, que expressará suas opiniões, críticas e sugestões sobre o produto que chega às 

bancas e à casa dos assinantes todos os dias” (CORREIO... 21 ago.1997, p. 03). 



   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

129 

Referências 

ANDRETTA, Cyntia B. Correio Popular: o cenário a partir da criação da RAC. In: 

ROLDÃO, Carlos Gilberto, ORMANEZE, Fabiano; CARMO-ROLDÃO, Ivete (org.). 

A imprensa em Campinas – retratos da história. Holambra, São Paulo: Editora 

Setembro, 2016. p. 131-149. 

 

BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa.  São Paulo: Companhia das Letras, 2000. 

 

CALAFIORI, Márcio. Análise equivocada de um erro involuntário. Diário do Povo, 

Campinas, São Paulo, p. 02, 05 jun. 1994. 

 

CÂMARA em luto: Campinas perde Romeu Santini, vereador por seis vezes e 

presidente do Legislativo por sete; velório ocorrerá no Plenário da Casa. Câmara 

Municipal de Campinas, Campinas, São Paulo, 21 nov. 2018. Disponível em: 

http://www.campinas.sp.leg.br/comunicacao/noticias/2018/novembro/camara-em-luto-

campinas-perde-romeu-santini-vereador-por-seis-vezes-e-presidente-do-legislativo-por-

sete-velorio-ocorrera-no-plenario-da-casa. Acesso em: 01 de julho de 2020. 

 

CAPITÃO, Marcos Aurélio Pereira. Ombudsman: um juiz, duas sentenças. Diário do 

Povo, Campinas, São Paulo, p. 02, 1º. maio 1994. 

 

CAPITÃO, Marcos Aurélio Pereira. Ombudsman vai defender interesses do leitor. 

Diário do Povo, Campinas, São Paulo, p. A3, 17 abr. 1994. 

 

CAPITÃO, Marcos Aurélio Pereira. Opinião. Diário do Povo, Campinas, São Paulo, p. 

06, 18 abr. 1994. 

 

CAPITÃO, Marcos Aurélio Pereira. Missão possível, Diário do Povo, Campinas, São 

Paulo, p. 2, 24 abr. 1994. 

 

CASTRO, Iberê Ribeiro. Ideia reforça projeto editorial. Diário do Povo, Campinas, São 

Paulo, p. A3, 17 abr. 1994. 

 

COSTA, Caio Túlio. Ombudsman – o relógio de Pascal. São Paulo: Geração Editorial, 

2006. 

 

CORREIO implanta hoje Conselho de Leitores. Correio Popular, Campinas, São 

Paulo, 21 ago. 1997, caderno de Economia, p. 03. 

 

DINES, Alberto. O papel do jornal e a profissão de jornalista. 9. ed. São Paulo: 

Summus Editorial, 2009. 

 

EDITORIAL, Diário do Povo, Campinas, São Paulo, p. 06, 18 abr. 1994. 

 

GUIMARÃES, Bruna V. Rede Regional de Comunicação: uma tendência no interior 

paulista. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 

2006, Brasília. Anais Eletrônicos [...], São Paulo: Intercom, 2006. Disponível em: 

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1477-2.pdf. Acesso em: 

03 jul. 2020.  

 

http://www.campinas.sp.leg.br/comunicacao/noticias/2018/novembro/camara-em-luto-campinas-perde-romeu-santini-vereador-por-seis-vezes-e-presidente-do-legislativo-por-sete-velorio-ocorrera-no-plenario-da-casa
http://www.campinas.sp.leg.br/comunicacao/noticias/2018/novembro/camara-em-luto-campinas-perde-romeu-santini-vereador-por-seis-vezes-e-presidente-do-legislativo-por-sete-velorio-ocorrera-no-plenario-da-casa
http://www.campinas.sp.leg.br/comunicacao/noticias/2018/novembro/camara-em-luto-campinas-perde-romeu-santini-vereador-por-seis-vezes-e-presidente-do-legislativo-por-sete-velorio-ocorrera-no-plenario-da-casa
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1477-2.pdf


   

 

VOL. 9 | Nº 1 | jan./jun. 2020 

ISSN: 2238-5126 

130 

GOUGET, Gisele; ALDÉ, Lorenzo; SETEMY, Adrianna. Orestes Quércia. Centro de 

Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), Fundação 

Getulio Vargas, c2010. Disponível em: 

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/orestes-quercia. Acesso 

em: 30 jun. 2020.  

 

KARAM, Francisco J. A ética jornalística e o interesse público. São Paulo: Summus 

Editorial, 2004. 

 

LEITOR do Diário, Diário do Povo, Campinas, São Paulo, p. 03, 19 abr. 1994. 

 

MARIANO, Julio. História da Imprensa em Campinas. Campinas: edição do autor, [ 

s. n.], 1972. 

 

MENDES, Jairo Faria. O ombudsman e o público, parte 1. Observatório da Imprensa, 

edição 54, 05 out. 1998. [Publicação em três partes de dissertação do autor defendida na 

Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1998]. Disponível em: 

http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/o-ombudsman-e-o-pblicoparte-

1/. Acesso em: 17 maio 2018. 

 

MOURA, Mariluce; LINS DA SILVA, Carlos Eduardo. Alberto Dines: lições de 

jornalismo. Revista Pesquisa Fapesp. São Paulo, ed. 194, abril 2012. [Entrevista]. 

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/04/10/alberto-dines-licoes-de-

jornalismo/. Acesso em: 27 jun. 2018. 

 

RAMONET, Ignacio. Meios de Comunicação: um poder a serviço de interesses 

privados. In: MORAES, Dênis de; RAMONET, Ignacio; SERRANO, Pascual (org.). 

Mídia, Poder e Contrapoder – da concentração monopólica à democratização da 

informação. São Paulo: Boitembo; Rio de Janeiro: Faperj, 2013. p. 53-70. 

 

ROLDÃO, Carlos Gilberto; CARMO-ROLDÃO, Ivete. Diário do Povo, uma história 

centenária. In: ROLDÃO, Carlos Gilberto; ORMANEZE, Fabiano; CARMO-

ROLDÃO, Ivete (org.) A imprensa em Campinas – retratos da história. Holambra, SP: 

Editora Setembro, 2016. p. 15-44. 

 

ROLDÃO, Carlos Gilberto, ORMANEZE, Fabiano; CARMO-ROLDÃO, Ivete (org.). 

A imprensa em Campinas – retratos da história. Holambra, São Paulo: Editora 

Setembro, 2016. 

 

SOARES, João Paulo. Ombudsman vai defender interesse do leitor. Diário do Povo, 

Campinas, São Paulo, p. 02, 17 abr. 1994. 

   

ZAGO, Vitorio Luis Oliveira. Futebol em Campinas: a história e evolução do dérbi 

campineiros. 2002. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Departamento de 

Multimeios, Universidade de Campinas, Campinas, São Paulo, 2002. 

 

Submetido em: 31.10.2019 

Aprovado em: 21.01.2020 

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/orestes-quercia
http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/o-ombudsman-e-o-pblicoparte-1/
http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/o-ombudsman-e-o-pblicoparte-1/
http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/o-ombudsman-e-o-pblicoparte-1/
http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/o-ombudsman-e-o-pblicoparte-1/
http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/04/10/alberto-dines-licoes-de-jornalismo/
http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/04/10/alberto-dines-licoes-de-jornalismo/

