Os “três Agostinhos” do livre arbítrio/liberdade

Marcos Roberto Nunes Costa

Resumo


Resumo: Quem se limita a ler apenas os dois primeiros livros do diálogo Sobre o Livre Arbítrio, de Santo Agostinho, escritos em sua juventude em resposta aos maniqueus, correrá o risco de pensar que está é a única e genuína concepção agostiniana de livre arbítrio/liberdade. Pois, até aquele momento Agostinho usa indiscriminadamente os termos livre arbítrio e liberdade como sinônimos, dando ao homem  uma total independência em relação à graça divina. Entretanto, nas obras da maturidade, a começar pelo livro III do supracitado Diálogo, quando entram em questão em seu sistema filosófico-teológico os conceitos de pecado original e graça divina, Agostinho inicia uma progressiva distinção entre livre arbítrio e liberdade, na qual, num primeiro momento, na polêmica contra os pelagianos, o livre arbítrio aparece como parcialmente dependente em relação à graça divina, ficando a liberdade restrita apenas a pessoa de Adão, e, num segundo e último momento, na disputa com os semipelagianos, quando será acrescida à questão da predestinação, o livre arbítrio reaparece como totalmente dependente da graça divina. Aqui, paradoxalmente, com a  cooperação da graça irresistível, os santos homens predestinados alcançarão  a “verdadeira liberdade” em Deus. Eis o que iremos demonstrar no presente artigo.

 


Palavras-chave


Agostinho, Livre Arbítrio, Liberdade Humana, Liberdade em Deus, Graça Divina

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DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v9i17.6444

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v9i17.6444.g4508

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