O FENÔMENO BULLYING: UM ESTUDO DE CASO EM UMA DETERMINADA ESCOLA DA REDE MUNCIPAL SITUADA NA CIDADE DE PICOS/PI

Maurício Pereira Barros

Resumo


O presente estudo possui como temática o fenômeno bullying, originado de um estudo de caso em uma determinada escola da rede municipal na cidade de Picos-PI. O objetivo desta pesquisa é analisar a violência no ambiente escolar e identificar as principais características e os motivos que levam os indivíduos a praticarem o fenômeno bullying, assim como apresentar o perfil daqueles que são atormentados, constatando como ocorre essa ação na referida instituição anteriormente citada. A violência é um problema de saúde pública importante e crescente no mundo, com sérias consequências individuais e sociais, particularmente para jovens, que aparecem nas estatísticas como os que mais morrem e os que mais matam. A violência e as condutas agressivas estão mais constantes no meio social. A imprensa nacional e internacional dos últimos anos tem trazido, com relativa frequência, notícias de agressões, brigas, assassinatos, torturas dentre outras ações, sobretudo, no ambiente escolar, um fenômeno denominado bullying. O bullying sempre existiu no meio social e nas escolas, no entanto, as informações sobre este fenômeno eram distantes aos olhos e aos ouvidos dos indivíduos. O que considerávamos engraçado enquanto crianças e adolescentes nas aplicações de apelidos e outras formas de chamar a atenção de outras pessoas, com a finalidade de sorrir e de se distrair, era a prática do bullying. Mesmo que, sem nenhuma intenção, não percebíamos quando estávamos magoando alguém, no entanto, essas brincadeiras se tornaram agressivas no momento em que tomaram proporções maiores e rotineiras. É um tipo de violência capaz de promover uma série de consequências a todos os envolvidos, principalmente ao agredido, que pode tomar atitudes capazes de modificar a vida e a rotina de outras pessoas.

Palavras-chaves: Bullying. Violência. Fenômeno.


Palavras-chave


Bullying; Vilolência; Brincadeiras; Fenomeno

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