O DISCURSO SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE A IMPOTÊNCIA E A IMPOSSIBILIDADE

Cássio Eduardo Soares Miranda, Milena de Fátima Nascimento Alvarenga

Resumo


Este estudo investiga as formas de enfrentamento do fracasso escolar nas escolas públicas de Teresina, almejando analisar o discurso dos professores acerca das diversas formas de se reduzir o fracasso e verificar a existência de práticas de inclusão na ação do professor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas observações não-participativas e entrevistas semiestruturadas, gravadas e individuais, com os professores das escolas envolvidas, para análise. Participaram da pesquisa três professoras que lecionam do 2° ao 3° ano do ensino fundamental em escolas públicas da zona sudeste de Teresina. Diante dos resultados, verificou-se que os professores estão mais preocupados em encontrar o agente produtor do fracasso do que solucioná-lo. Os professores relatam que são influenciados pelo desânimo ao perceber que seu trabalho não tem continuação fora da escola. Ao assumir uma prática negligente o professor pode propiciar a permanência do fracasso na escola e do peso da rotulação entre os alunos.


Palavras-chave


Fracasso escolar; professor; enfrentamento

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