PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICIPIO DE CAXIAS, MARANHÃO, BRASIL

Maria Rebeca de Alencar Costa Silva, Alanny Caroliny Sousa Medeiros, Luiza Daiana Araújo da Silva Formiga

Resumo


É fundamental incluir as crianças em questões relacionadas ao meio ambiente, para que percebam que certas atitudes mal pensadas e sem nenhum senso ecológico são causadoras de diversos impactos ao ambiente. Este estudo, teve como objetivo analisar a percepção ambiental com alunos da pré-escola e proporcionar aos mesmos conhecimento sobre temáticas que envolvam o meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para o entendimento, preservação e cuidado com o meio ambiente. O estudo foi realizado em quatro etapas uma escola de rede pública do ensino infantil, situada no bairro Caldeirões, no município de Caxias-MA entre os meses de outubro e novembro de 2019. Na primeira etapa, houve a exposição de plaquinhas com imagens ilustrativas que demonstravam atitudes do que seria “certo ou errado” e a aplicação de um questionário. Na segunda etapa, houve exibição de um desenho animado infantil abordando a temática meio ambiente. Na terceira etapa, fez-se aplicação de uma atividade de pintura e colagem através da reutilização de revistas e jornais. Na quarta etapa, foi abordada a temática resíduos sólidos através de dinâmica e utilização de alguns brinquedos confeccionados. As crianças mostraram possuir um nível considerável de conhecimento, acerca de boas práticas voltadas ao meio ambiente. No entanto, através das atividades realizadas com as mesmas, este conhecimento previamente adquirido, pôde ser complementado e aprofundado através de novos conceitos.


Palavras-chave


sensibilização; alunos; meio ambiente.

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