DA AULA DO DIFERENTE À AULA DA DIFERENÇA: SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Maria Clara Da Costa Alves, Mesaque Silva Correia

Resumo


Neste texto o objetivo é o de analisar as significações que uma professora de Educação Física vem produzindo sobre a participação de uma aluna com Necessidades Educativas Especiais em suas aulas. Para alcançar o objetivo proposto, nos apropriamos dos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural. A questão que orientou esta pesquisa foi: os discursos da professora de Educação Física de uma escola pública teresinense, quais as suas possíveis significações (sentidos e significados) produzidas sobre a participação de uma aluna com necessidades educativas especiais em suas aulas? Especificamente sobre a produção dos dados, se empregou a entrevista semiestruturada. Os dados produzidos em decorrência da entrevista foram submetidos à proposta de Gaskins, Miller e Corsaro. Os resultados evidenciaram que apesar da formação inicial fragilizada para saber como trabalhar e receber um aluno com necessidades educativas especiais, a professora demonstrou em seus discursos que busca desenvolver o ensino de uma Educação Física humanamente marcada, grafada pela vivência e valorização da igualdade e da diferença – o que contribui para a efetivação da aula da diferença e não do diferente. Além disso, os sentidos produzidos, a partir dos discursos da professora investigada, são demonstrativos de que, o processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de Educação Física ainda apresenta dificuldades básicas e essenciais para o oferecimento de um ensino inclusivo, público e de qualidade. A intensificação de medidas qualificadoras e de orientação dos professores e comunidade parece ser uma medida viável e possibilitadora desse processo.

Palavras-chave


Educação Física; Necessidades Educativas Especiais; Inclusão

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________