PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA INCLUSÃO DO AUTISTA NA ESCOLA

Maria do Céu Carvalho

Resumo


O autismo é uma síndrome global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação e socialização. Tais limitações dificultam a interação dos indivíduos no ambiente familiar, social e escolar. É a respeito da inclusão do autista no ambiente escolar que este trabalho foi construído. Tomamos como objeto de estudo a Unidade Escolar Demerval Lobão, situada no bairro Primavera, em Teresina, no Piauí, visando conhecer o processo de inclusão e desenvolvimento do aluno autista na rede regular de ensino fundamental, observando sua inserção nas atividades pedagógicas e recreativas, além de identificar as dificuldades do professor no atendimento a esse público, propondo atividades e técnicas que possam melhorar a qualidade do ensino e o desenvolvimento das potencialidades dos alunos portadores dessa síndrome. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que ocorreu através da observação participante em sala de aula, tendo a entrevista como instrumento de coleta de dados. Diante disso, estabeleceram-se as seguintes questões norteadoras: Como ocorre a inclusão de um aluno autista no terceiro ano do ensino fundamental, na rede regular de ensino? Como interage com os colegas e como reage diante dos conteúdos ministrados? Como desenvolve suas atividades? Elas são diferenciadas? Há uma integração entre aluno e professor? Que propostas pedagógicas os professores desenvolvem em sala de aula com esses alunos? São essas questões que procuramos responder no decorrer deste trabalho.


Palavras-chave


Inclusão; Integração; Autismo; Aprendizagem

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