FORMAÇÃO CONTINUADA: ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR À VIOLÊNCIA INFANTOJUVENIL

Marianne Lira de Oliveira, Káren Maria Rodrigues da Costa, Cássio Eduardo Soares Miranda

Resumo


Introdução: A escola é o espaço onde se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem e é tido como espaço protegido das agressões vivenciadas em ambiente familiar, mas também é na escola que as crianças e adolescentes tendem a reproduzir os atos violentos que vivenciam em ambientes externos. Assim, o enfrentamento da violência prediz um conjunto de propostas articuladas e contínuas, formuladas para atuar na reversão dos efeitos das agressões. Objetivo: Descrever estratégias de enfrentamento no ambiente escolar à violência infantojuvenil, formuladas por gestores de escolas públicas e docentes. Metodologia: Este é um relato de experiência elaborado a partir do projeto: “violência infantojuvenil: perspectivas e atualidades” desenvolvido na cidade de Chaval-CE de abril a junho de 2019. O referido projeto teve como participantes, os profissionais da rede de educação, atenção e apoio a crianças e adolescentes por meio da educação continuada. Resultados: As atividades desenvolvidas no projeto de extensão como um todo promoveram o diálogo entre os participantes dos mais diversos setores presentes, mas a formulação de estratégias de enfrentamento a serem implementadas no cotidiano escolar favoreceram uma discussão de maneira construtiva e direcionada para a criação de propostas, além de estimulares o (re)pensar e (re)planejar as práticas laborais. Conclusão: Dessa forma é possível concluir que a formação continuada, desenvolvida neste relato por meio de oficinas e palestras, se mostrou efetiva na promoção do diálogo entre pares, resolução de dúvidas mais recorrentes e problematização de que questões sensíveis que acabam por se tornar comuns e sem resolução no ambiente escolar.

 


Palavras-chave


EDUCAÇÃO; VIOLÊNCIA; FORMAÇÃO CONTINUADA

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________