MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Simone da Conceição Rodrigues da Silva

Resumo


O artigo objetiva analisar a influência do Método Paulo Freire no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvido na Casa Paulo Freire localizado em São Sebastião, Brasília – DF. O problema norteador do estudo em questão tem como enfoque: O uso do Método Paulo Freire na Alfabetização de Jovens e Adultos pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem no processo de alfabetização e letramento, pautada em uma formação para a autonomia, conscientização, transformação e libertação do ser humano? O estudo apresenta-se por meio de uma metodologia de cunho qualitativo, pautado por  uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos de pesquisa foram o questionário e a observação. As observações empíricas demonstraram ao concluir o estudo  que a Pedagogia Freiriana não é uma educação que visa apenas alfabetizar os jovens e adultos que frequentam a EJA, mas sim como um Método que busca a formação integral do indivíduo.


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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i45.9880

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