Resumo
O professor de Geografia do Ensino Médio, além de trabalhar os conteúdos programáticos da sua área, precisa quase sempre preparar seus alunos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esse exame seleciona candidatos para a grande maioria das universidades públicas do nosso país, sendo o mais abrangente sistema de seleção de futuros alunos do Ensino Superior. Cada vez mais encontramos textos multissemióticos nas questões propostas. Ter conhecimento do conteúdo programático ainda é uma exigência, porém se o candidato não souber interpretar as questões poderá errar um item, mesmo dominando o assunto perguntado. Não vivemos mais numa era de textos exclusivamente escritos. Precisaríamos, então, incorporar às nossas práticas os conceitos de multissemiose e multiletramento. Em outras palavras, é necessário ampliar os horizontes de comunicação e expressão de conhecimento que tínhamos no passado. Hoje, além de textos escritos, somos obrigados a extrair informação e conhecimento de imagens, gráficos, tabelas, músicas, animações etc., que exigem um preparo diferenciado tanto do professor quanto dos alunos. O presente artigo tem como objetivo analisar questões de Ciências Humanas (ênfase na área de Geografia) da prova do ENEM do ano de 2018, procurando identificar o caráter multissemiótico presente no texto. Para tal, analisamos questões de Ciências Humanas (ênfase na área de Geografia) da prova do ENEM do ano de 2018 (exame mais recente disponível quando o artigo foi escrito). A intenção é apontar a necessidade do desenvolvimento de competências leitoras para interpretação de textos multissemióticos nas provas do ENEM na área de Geografia.