PASSOS EM DIREÇÃO A UMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: fundamentos, planejamento e práticas

Denise Xavier Torres, Janssen Felipe da Silva

Resumo


O presente artigo apresenta uma discussão acerca dos elementos que compõem o que denominamos de Perspectiva Pós-Colonial de Avaliação da Aprendizagem. O texto aqui apresentado é resultado da pesquisa intitulada “Concepções de Avaliação da Aprendizagem de Professoras que atuam em escolas situadas em áreas rurais”. Diante dos dados advindos desta pesquisa, contruímos os apontamentos que dão corpo a este artigo. Desta forma, como objetivo para este texto, nos propomos a identificar e caracterizar os estruturantes da avaliação da aprendizagem numa perspectiva pós-colonial. A partir destas considerações iniciais, destacamos que utilizamos como lentes teóricas os Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos (MIGNOLO, 2003; QUIJANO, 2005), por compreendermos que eles nos oferecem subsídios teóricos à análise do processo de inferiorização de determinados conhecimentos em detrimento de outros, criando uma lógica de produção e de validação de verdades assentada num geopolítica do conhecimento eurocêntrica. Nessa direção, o currículo e a avaliação foram e são espaços privilegiados para as disputas epistêmicas no campo da educação escolar. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem é um dos mecanismos responsáveis pela organização do trabalho pedagógico, bem como uma das formas de evidenciar que conhecimentos são considerados como válidos (GIMENO-SACRISTÁN, 1998), bem como de como esses conhecimentos sustentam as bases da proposta de educação e de sociedade que se pretende disseminar. Assim, torna-se urgente compreender lógicas outras para pensar, organizar e praticar tanto o currículo quanto a avaliação.

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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9637

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