DEMOCRACIA E EMANCIPAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO SOMATIVA DA ATRIBUIÇÃO DEMOCRÁTICA DE FORMADORES DE PROFESSORES EXPRESSA EM POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SUÉCIA E NA IRLANDA DE 2000 A 2010
Resumo
Questões ligadas a como democracia e emancipação fazem parte da educação de professores ainda são pouco estudadas e há uma escassez de estudos transnacionais examinando o problema. Neste estudo, partimos de várias estruturas teóricas que se posicionam discursivamente em relação a democracia e emancipação na formação de professores e no que estamos chamando da atribuição democrática de professores. A estrutura nos permitiu identificar palavras-chaves que utilizamos para uma análise de conteúdo limitado de documentos de política pública em dois países europeus, a Suécia e a República da Irlanda, em dois períodos diferentes: 2000-2002 e 2010-2012. Nossas descobertas indicam que, apesar de diferenças culturais e contextuais significativas entre os dois sistemas educacionais, palavras-chaves ligadas a democracia e emancipação diminuíram de forma significativa em documentação de políticas públicas em ambos os países nesses períodos. Isso leva à nossa hipótese de que uma mudança de paradigma ocorreu no posicionamento discursivo da atribuição democrática de formadores de professores. As descobertas sugerem a necessidade de uma análise de discurso mais profunda dos quatro documentos como a próxima fase no projeto de pesquisa. As descobertas, apesar de iniciais, têm implicações muito além dos dois estados em questões contemporâneas da formação de professores e da sociedade que exigem ação e consciência coletiva.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8748
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Linguagens, Educação e Sociedade
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
![](/index.php/lingedusoc/manager/setup/revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/Redib_01___def1.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/01__def5.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/diadorim__def2.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/bbe__def3.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/LATINDEX__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/EDUBASE___DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/GOOGLE__DEF2.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/SUMARIOS__ORG.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/LIVRE__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/IBICT__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/CAPSSSSS_DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/Redib_01___def3.jpg)