DE APRENDIZ A MESTRE-ESCOLA: A TRAJETÓRIA EDUCATIVA DE FRANCISCO MIGUEL DE MOURA, NAS PÁGINAS DE “MIGUEL GUARANI: MESTRE E VIOLEIRO”

Cristiane Feitosa Pinheiro, Maria Do Amparo Borges Ferro

Resumo


O artigo trata da trajetória educativa do literato piauiense Francisco Miguel de Moura, a partir do enredo de “Miguel Guarani: mestre e violeiro”, obra biográfica de sua autoria que trata da história de vida de seu pai, Miguel Borges de Moura que ocupou posição de destaque como mestre-escola e violeiro, na grande região de Picos-PI e que influenciou a formação docente de seu filho. Para tanto, serão adotados os aportes teóricos da Nova História Cultural a partir dos estudos de Le Goff (1998), Burke (1992), Bloch (2001) e Chartier (1990), das orientações metodológicas de Bosi (1994) e Halbwachs (1990), da História da Educação, dentre eles, Lopes e Galvão (2001), Souza (2000), Pereira (1996), Sampaio (1996), Costa Filho (2006), Pinheiro (2007), além dos debates em torno da formação e saberes docentes empreendidos por Nóvoa (1989), Formosinho (2009) e Tardif (2003). Trata-se de pesquisa histórica em que se adotou como método a pesquisa documental.



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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8716

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