A HISTORICIDADE DA CULTURA ESCOLAR NOS EIXOS TEMÁTICOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2011)
Resumo
A cultura escolar como categoria de análise, atualmente, tem lugar nos referenciais teórico-metodológicos de pesquisas difundidos em revistas e congressos do campo da História da Educação no Brasil. Partindo dessa consideração, objetivamos problematizar e reconstituir a historicidade da cultura escolar no âmbito dos Congressos Brasileiros de História da Educação (CBHE). Para tanto, delimitamos para estudo os eixos temáticos específicos à produção acerca dessa categoria de análise. Ao longo das seis primeiras edições do CBHE os eixos temáticos que acolhiam a cultura escolar sofreram alterações. A cultura escolar foi associada a temáticas como a profissão docente no II CBHE, às práticas educacionais no III CBHE, às práticas escolares no IV CBHE, às práticas escolares e educativas no V CBHE e às disciplinas escolares no VI CBHE. A variação do eixo temático, quanto a (con)junção de temas, produziu 3 deslocamentos: 1) de instituições escolares para cultura escolar; 2) de cultura escolar para instituições escolares e, ainda, 3) para cultura escolar e instituições escolares. Esses deslocamentos temáticos expressaram os movimentos de aproximações e distanciamentos de temas e conceitos na constituição dos eixos temáticos do CBHE.
Palavras-chav
A cultura escolar como categoria de análise, atualmente, tem lugar nos referenciais teórico-metodológicos de pesquisas difundidos em revistas e congressos do campo da História da Educação no Brasil. Partindo dessa consideração, objetivamos problematizar e reconstituir a historicidade da cultura escolar no âmbito dos Congressos Brasileiros de História da Educação (CBHE). Para tanto, delimitamos para estudo os eixos temáticos específicos à produção acerca dessa categoria de análise. Ao longo das seis primeiras edições do CBHE os eixos temáticos que acolhiam a cultura escolar sofreram alterações. A cultura escolar foi associada a temáticas como a profissão docente no II CBHE, às práticas educacionais no III CBHE, às práticas escolares no IV CBHE, às práticas escolares e educativas no V CBHE e às disciplinas escolares no VI CBHE. A variação do eixo temático, quanto a (con)junção de temas, produziu 3 deslocamentos: 1) de instituições escolares para cultura escolar; 2) de cultura escolar para instituições escolares e, ainda, 3) para cultura escolar e instituições escolares. Esses deslocamentos temáticos expressaram os movimentos de aproximações e distanciamentos de temas e conceitos na constituição dos eixos temáticos do CBHE.
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PDFDOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8710
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