O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI NA EDUCAÇÃO

Antonia Dalva França-Carvalho

Resumo


Este trabalho aborda sobre a avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito da Universidade Federal do Piauí. O Programa é financiado pelo MEC/CAPES e objetiva valorizar o magistério e estimular para a docência antecipando o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. O modus operandis é realizado através da reflexão-ação (Habermas, 1982; Giroux, 1997;  Stenhouse; 1999; Dewey, 2002; Schön, 2002; Tardif, 2002; Zeichner, 2002), centrando-se no eixo do saber fazer. Neste caso a metodologia aproxima-se do método clínico para fomentar a aquisição de habilidades e competências do trabalho docente, possibilitando a construção da identidade de ser professor fundada em uma epistemologia prático-reflexiva com contornos emancipatórios. Nossa análise evidenciou que os impactos do Pibid, no desenho projetado pela UFPI, incidem sobre todos os sujeitos que estão alocados nas dimensões onde o projeto atua. Na educação superior, quando favorece a construção do ethos profissional docente aliando teoria e prática e assim promovendo a formação docente com base em uma nova epistemologia da prática profissional. E, na educação básica, quando fomenta aprendizagem significativas de procedimentos, conceitos e atitudes em alunos e professores, convergindo para a melhoria do ensino.

 Palavras-chaves: Pibid. Educação. Formação de professores. Ação-Reflexão-Ação.


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