CONCEPÇÃO E PRÁTICA AVALIATIVA NO COTIDIANO DE ENSINO MULTISSERIADO: VOZ DE UMA PROFESSORA, NA ILHA DE PAQUETÁ - PARÁ

Luiza Nakayama, Mayra Da Silva Corrêa

Resumo


Este artigo é o recorte de três das categorias de análise da Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA) no ano 2014, cujo objetivo foi o de investigarmos a concepção e a prática da avaliação, Ciclo da Infância 1, na escola rural multisseriada da rede de ensino (Escola X), situada na Ilha de Paquetá/PA. Realizamos entrevista com perguntas semiestruturadas e observação de quatro aulas da professora responsável pela turma, com registros fotográficos de suas ações didáticas. Verificamos que a professora realiza uma avaliação tradicional nos registros escritos dos desempenhos dos alunos, com pouca clareza e de forma sucinta. Concluímos que embora a professora revele dificuldade em seus registros de avaliação, em sua prática pedagógica busca valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e se esforça para desempenhar uma avaliação contínua, utilizando diferentes parâmetros como formas de conhecer o nível de aprendizagem individual e coletiva.

Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem. Ensino-Aprendizagem. Multissérie. Educação do Campo.


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