AVALIAÇÕES INFORMAIS E A CONSTITUIÇÃO DE PROCESSOS PSICOLÓGICOS MEDIADOS: QUESTÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Maria Silvia Pinto De Moura Librandi Da Rocha, Tatiana Cristina Dos Santos, Leandro Gaspareti Alves

Resumo


No presente trabalho aborda-se o tema das avaliações escolares informais e suas relações com a constituição dos processos psicológicos mediados. Na literatura científica, destaca-se: (i) que as avaliações informais tendem a focalizar comportamentos, valores e atitudes, (ii) as interrelações entre avaliações informais e formais; (iii) as repercussões das avaliações informais na autoestima dos alunos. O acompanhamento do cotidiano de duas turmas de primeiros anos do Ensino Fundamental (de uma escola estadual e de uma privada) possibilitou evidenciar que as avaliações informais dirigem-se, também, a outros processos psicológicos: memória, atenção, raciocínio e criatividade. Em seguida, analisou-se as avaliações, identificando-se características de críticas ou de encorajamentos; encontrou-se tendências opostas nas duas turmas. Posteriormente, a partir da teoria Histórico-cultural, mostrou-se que as duas professoras responsabilizam os alunos pela eficiência/não-eficiência dos processos, considerando-os como processos naturais.  Problematiza-se, por fim, a tendência crítica das avaliações e seus impactos sobre os alunos da escola pública e a tendência das duas professoras limitarem as possibilidades de constituição de processos conscientemente regulados através do uso intencional de recursos mediacionais.

Palavras-chave: Avaliação Informal. Processos Psicológicos. Práticas Pedagógicas.


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