AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
O presente estudo aborda os fatores do desenvolvimento humano envolvidos na passagem dos Ciclos de Aprendizagem e as possíveis relações com o processo de ensino-aprendizagem, sob a ótica das relações interpessoais e das dimensões afetivas. O referencial teórico baseia-se na perspectiva da Complexidade, de Edgar Morin, na teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e na teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner. Essa escolha justifica-se pela necessidade de uma releitura do processo de vivência do modelo dos ciclos educacionais, na transição ecológica experienciada pelos educandos. O interesse pelo estudo surgiu a partir de recorrentes dificuldades vivenciadas pelos autores em encontrar ações concretas que amparem professores, pais e alunos a minimizar os impactos negativos na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. Índices nacionais do IBGE/Pnad, SAEB/INEP e MEC, apontam para resultados de desempenho escolar baixo especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A aprovação e reprovação, assim como o desempenho escolar ainda são assuntos recorrentes na Educação Brasileira. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi pesquisa bibliográfica realizada através da análise de artigos acadêmicos e de obras de referência sobre o assunto proposto. Os achados evidenciam que o ambiente escolar constitui o espaço efetivo de construção do conhecimento que propicia o desenvolvimento humano e deve levar em consideração a idade maturacional dos educandos. O aprofundamento dos estudos teóricos das relações interpessoais é também um caminho para se alcançar respostas às necessidades educacionais atuais.
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural. Bioecologia do Desenvolvimento Humano. Transição dos Ciclos de Aprendizagem. Interação. Mediação.
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