O(S) SENTIDO(S) DA DIFERENÇA PRESENTE/AUSENTE NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGO: ESTUDOS EXPLORATÓRIOS

Carmen Lúcia De Oliveira Cabral, Maria Teresa Égler Mantoan

Resumo


Este artigo discute, por meio de um estudo de natureza qualitativa com perspectiva analítica, como os docentes e discentes de um curso de formação de professores entendem a diferença das pessoas e quais os reflexos desse entendimento nas propostas e nas práticas acadêmicas referentes a essa formação. Os sujeitos da pesquisa concentravam-se no 7º e no 8º blocos do curso, nos quais se presumia que o discurso pedagógico propagado na formação já teria sido assimilado com certo nível de consciência e crítica. Verificou-se por meio da análise das entrevistas realizadas o predomínio do sentido da diferença “entre” nas respostas obtidas. Esse sentido corresponde a um dos entendimentos da diferença, citados por Nicholas Burbules (1997), autor que é a referência teórica maior deste estudo. Essa concepção de diferença nada acrescenta ao que já se conhece e faz retroceder a compreensão da inclusão escolar, como proposta de uma escola para todos, sem quaisquer discriminações. Os futuros professores perdem a oportunidade de aprender, na formação inicial, o significado da diferença que está na base de uma escola que acolhe indistintamente todos os alunos e de conhecer práticas pedagógicas alinhadas aos preceitos inclusivos de educação. 

Palavras-chaves: formação inicial de professor. Diferença das pessoas. Inclusão escolar.


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