CONSTITUIÇÃO DOS SENTIDOS DA DISCIPLINA DE ARTES NA ESCOLA BÁSICA: UM OLHAR PARA A PLURALIDADE DE LINGUAGENS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Francisco Renato Lima, Francisca Da Cruz Silva, Jovina Silva

Resumo


Ao longo da história da humanidade, a arte exerceu importante papel no processo de construção social e demarcação identitária do homem. No espaço escolar, historicamente, seu espaço foi restrito, sendo tratada, muitas vezes, como um apêndice pedagógico. Neste sentido, este estudo qualitativo, realizado por meio de uma pesquisa de campo, tem por objetivo analisar como se dá o atendimento educacional pedagógico e docente no que se refere ao ensino de Artes na Escola Municipal Simões Filho em Teresina (PI), vislumbrando a ampliação do referencial teórico, e, principalmente, provocar discussões e reflexões acerca da importância da arte na formação humana. Apoia-se em autores, como: Barbosa (2011), Domingues (1997), Fischer (1979), Mathesius (1994), Oliveira (1999), Osinski (2001), Sestito (2013); na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, n. 9394/96), nos Anais da UNICSUL (Primeiro Seminário Nacional sobre o Papel da Arte no processo de Socialização e Educação da Criança e do Jovem (1995)); nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes (1997); e nas Diretrizes Curriculares do Município de Teresina (2008); entre outros. As análises apontam que na escola utilizada como espaço de pesquisa, há um efetivo trabalho com a disciplina de Artes, a relação teoria e prática se efetiva no fazer pedagógico de sala de aula; entretanto, os desafios ainda são muitos; e, portanto, o ensino dessa disciplina precisa ser repensado e reorganizado dentro do currículo da educação básica, de forma que a educação artística contribua para a autonomia e a expressão critica dos alunos.

 


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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8632

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