DIVERSIDADE CULTURAL NA AULA DE MÚSICA: OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE MÚSICA NA BUSCA DE REPERTÓRIO PARA ABRANGER O CONTEXTO SOCIAL DO ALUNO

Emanuel De Carvalho Nunes

Resumo


O presente trabalho traz uma discussão sobre a atividade do ensino de música no contexto de diversidade cultural do séc. XXI. Nessa discussão enfatiza-se a busca do repertório que permita a interação entre professor e aluno de música, respeitando-se o contexto social e que traga um diálogo constante com o universo de diversidade cultural do aluno e também contribua na formação musical do indivíduo. Tem por base as experiências de ensino docente em música do autor, em busca de maior interação com a realidade cultural do aluno e os conteúdos tradicionais do ensino em música. São apresentados alguns autores e compositores com trabalhos na temática de música popular e folclórica. Depois discutidas algumas propostas de abordagem de ensino em música face à ampla variedade cultural da atualidade partindo de adaptações da música popular e folclórica como elementos de mediação.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8628

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Linguagens, Educação e Sociedade



BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons