FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

Gilmara Ozório Silva Santos, Geovana Ferreira Melo

Resumo


O presente artigo busca analisar a formação no Curso Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, tendo como foco os saberes docentes para atuar no AEE (Atendimento Educacional Especializado) da SRM (Sala de Recurso Multifuncional) em escolares regulares. Tal perspectiva desdobra-se em refletir aspectos legais sobre a temática, a partir do seguinte questionamento: Quais saberes são necessários à atuação profissional docente, a fim de viabilizar a ação do professor mediador nas SRM? Para alcançar os objetivos propostos optou-se por uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, embasada principalmente pelos seguintes referenciais: Pimenta (2002), Shulmann (2005), Gauthier (2006) e Nóvoa (2009). O estudo aponta possibilidades e lacunas sobre a formação e os saberes docentes no Curso de Pedagogia, entrelaçados a desafios a serem superados. Constatou-se que a formação inicial direcionada ao docente, apesar de propiciar aportes teóricos consistentes, ainda não é suficiente para suprir as necessidades do professor que atuará nas SRM, esta realidade aponta para a necessidade maior interação teórico-prática, além do contínuo investimento na formação profissional.

Palavras-Chave: Formação Docente; Atendimento Educacional Especializado; Sala de Recurso Multifuncional.


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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8201

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