CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALESCENDO A TEIA DA VIDA

Maria Dolores Fortes Alves, Abdizia Maria Alves de Barros, Maria Aparecida Pereira Viana

Resumo


O que é o currículo? A quem e para que serve? Quais os princípios que podem nortear um currículo inclusivo? Estas questões aqui propostas serão discutidas neste artigo. Objetivamos refletir e fazer apontamentos sobre o que consideramos como um currículo para diversidade à luz da complexidade. Discorremos sobre o que é “currículo“ e qual o sentido do caminho, percurso ou jornada que percorremos durante muitos anos de nossa vida. Faremos uma reflexão teórica á luz dos novos paradigmas da educação: complexidade, Transdisciplinaridade e pensamento ecossistêmico. Apresentarmos à luz de teóricos como Sacristán (2002), Alves (2013; 2016), Moraes (2004), Morin (1996; 1997)) entre outros. Apontaremos os princípios de um currículo inclusivo, de um currículo que atenda ao sentido de “ser humano”, legítimo e legitimado, único, singular. Desejamos um currículo imbuído de respeito aos valores universais, que outorgue ao humano não só a autoria de pensamento, mas, a legitimação do sujeito singular e a autoria de vida.

 

Palavras-chaves: currículo, diversidade, complexidade.


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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8122

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