A ERA VARGAS E A SEGUNDA REPÚBLICA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Rodrigo Regert, Joel Haroldo Baade

Resumo


Política, desenvolvimento e educação são termos muito próximos e estão inteiramente relacionados, por isso entendê-los dentro do contexto histórico brasileiro é essencial para reflexões sobre a problemática do desenvolvimento. Baseado nisso, o presente artigo procura compreender o desenvolvimento político, as ideias desenvolvimentistas e o desenvolvimento da educação no Brasil na Era Vargas e na Segunda República. A pesquisa utilizou-se do método descritivo e o seu procedimento técnico se deu de forma bibliográfica. Concluiu-se que o país durante a Era Vargas viveu um período contraditório, pois mesmo se mantendo no poder por meio de um Golpe Militar, seu governo era populista. Da mesma forma, na Segunda República, predominou a ideia populista de governo, ou seja, a relação governo e população era uma relação direta que buscava legitimar as formas de governança públicas. No aspecto educacional, em ambos os períodos, a educação estava a serviço dos modelos desenvolvimentistas implantados nos respectivos governos.

Palavras-chave: Era Vargas. Segunda República. Política. Desenvolvimento. Educação.


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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7969

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