ARTE E SABERES SENSÍVEIS NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DA DOCÊNCIA

Cilene Nascimento Canda, Verônica Domingues Almeida

Resumo


Este texto, de cunho teórico-reflexivo, trata do campo da formação de professores em uma perspectiva complexa e multirreferencial, compreendendo que os itinerários de formação são oriundos do conhecimento acadêmico, da prática pedagógica profissional, como também das experiências devida, especialmente, as estéticas e culturais do educador em formação. Apresenta, ainda, um campo compreensivo sobre a consideração da existência de um tipo de saber/sentir/fazer do educador que precisa ser trabalhado no âmbito da formação inicial de professores. As proposições dessa investigação teórica situam-se na reivindicação de que os lócus de formação docente encontrem na arte e na experiência estética a possibilidade de construção de saberes sensíveis, considerando e potencializando uma formação sensível, relevante para a humanização das práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Formação docente; Arte; Saberes docentes; Experiência estética

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7965

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Linguagens, Educação e Sociedade



BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons