CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar uma proposta de formação continuada de professores, oferecida por uma Secretaria Municipal de Educação da região Sul da Bahia, à luz do princípio “Enfoque no Conteúdo” presente na teoria do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Adotando uma abordagem qualitativa, analisa-se os conteúdos trabalhados no 2º encontro da referida proposta de formação. Os dados foram coletados a partir entrevistas semiestruturadas com dois participantes da formação e por meio de consulta à documentos da secretaria de educação. Resultados indicam que a proposta de formação analisada, no que diz respeito ao princípio Enfoque no Conteúdo mostrou-se distante tanto de uma ideia de currículo que represente um conjunto de experiências, quanto da construção de uma educação emancipadora, além de não demonstrar os indícios necessários para contemplar a preocupação com o próprio Enfoque no Conteúdo, ou seja, o modelo de formação proposto pouco dialoga com uma perspectiva de currículo que extrapole a visão transmissiva de conteúdos e apresente um olhar emancipatório da educação. Assim sendo, compreendemos que o planejamento das propostas de formação continuada deve exprimir uma preocupação com o processo de Desenvolvimento Profissional Docente.
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PDFDOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7850
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