EDUCAÇÃO MUSICAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ezenice Costa de Freitas Bezerra, Juracy Machado Pacífico

Resumo


O texto aborda a presença da educação musical na educação infantil, resultado de pesquisa que teve por objetivo investigar a presença da educação musical nas práticas pedagógicas de professoras da educação infantil de uma escola pública municipal, na perspectiva de promover intervenção formativa que valorize as experiências de educação musical com crianças em idade de zero a cinco anos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e com proposta intervencionista, utilizou como instrumentos para registro e produção de dados: a)estudos bibliográficos; b)observação; c) questionários e; d) oficina de educação musical, sendo os sujeitos colaboradores quatro professoras e uma coordenadora pedagógica que atuam na etapa da educação infantil. Os resultados apontaram que a educação musical ainda não foi inserida na escola, figurando a ausência nas práticas pedagógicas, mas que a inserção é possível. O estudo também interveio nesse sentido de modo que, em última etapa, já considerando os aportes teóricos e práticas da oficina, elaborou propostas de ação visando à continuação da pesquisa e posterior intervenção.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7734

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Linguagens, Educação e Sociedade



BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons