AINDA SOU PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este estudo foi realizado com o financiamento do CNPq e apoio da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente – Linha de Pesquisa Processos Psicossociais da Formação e do Trabalho Docente. A pesquisa objetivou analisar as representações sociais de professores do Ensino Fundamental de escolas públicas sobre a sua permanência na docência na perspectiva das objetivações e ancoragens que organizam essas representações. A metodologia seguida consistiu-se na pesquisa de caráter descritivo, com referência na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978). A amostra envolveu 25 professores do Ensino Fundamental, distribuídos entre o sexo feminino e masculino com os seguintes critérios de seleção: do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II de instituições públicas e privadas; com 5 a 10 anos de tempo de exercício na profissão; da cidade de Belém/PA. O Instrumento utilizado para a coleta de informações seguiu a técnica Q que consistiu na ordenação de 70 itens pré-elaborados sobre a temática em estudo para serem organizados pela ordem de importância de acordo com cada informante. A análise das informações dos professores, após registro, seguiu os procedimentos da referida Técnica. Os resultados parciais, deste estudo, destacam que as representações sociais de professores sobre a permanência na docência se organizam em torno de imagens e objetivações positivas com ancoragens de sentidos negativos sobre a profissão.
Palavras-chave: Representações Sociais de professores. Permanecer. Docência.
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PDFDOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7675
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