FESTIVIDADES ESCOLARES COMO ELEMENTO DE TRADIÇÃO CULTURAL, IDENTITÁRIO E EDUCATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE ATIVIDADES JUNINAS NA ESCOLA PÚBLICA

Francisco Renato Lima

Resumo


O propósito deste texto é apresentar o relato de uma experiência vivenciada em uma escola pública de Ensino Fundamental no município de Teresina (PI), envolvendo a apresentação de uma quadrilha junina de roda, por estudantes graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia. A ilustração dessas reminiscências encontra, teoricamente, base nas leituras de Bakhtin (2013), Brandão (1978), Campos (2007), DaMatta (1990), Lopes (2006), Melo (2010), Nunes (2005), Ribeiro Junior (1982), Rosa (2007), entre outros, que  ajudam a tecer uma reflexão sobre a relevância das festividades escolares como elemento de tradição cultural, identitário e educativo; e também,  Bourdieu (1999), Cortella (1998), Miranda (2000), entre outros, que ajudam a pensar sobre as possíveis críticas e reflexões ao movimento de mudança – ou de ressignificação – que essa prática tem tomado nos adventos da contemporaneidade. Um olhar histórico-social sobre as festas juninas no cenário nacional, e especialmente no Piauí, permite identificá-las como elemento que se articula ao universo escolar, como instituição responsável pela circulação, apropriação, manutenção e reinvenção do saber humano, conforme os modos históricos, culturais, artísticos e religiosos vigentes. Na escola acontecem aproximações didáticas com o valor literário, estético, lúdico e prazeroso das festividades. Assim, a vivência aqui relatada, favoreceu à aprendizagem e à interação entre: a) os acadêmicos em formação; b) os professores da escola, no exercício da docência; e c) os alunos, principais sujeitos da ação educativa. Foi um momento de reconstrução simbólica da memória coletiva, servindo como fio para a construção da cidadania e democracia em uma sociedade livre de preconceitos e enraizada no pensar crítico.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i44.7595

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Linguagens, Educação e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons