A POLIFONIA PRESENTE NOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NOS DISCURSOS DE SALA DE AULA

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Maria Regina Rosa Lima, Leandro Haerter

Resumo


O presente artigo apresenta a análise dos dados levantados numa pesquisa que envolve discursos produzidos no interior da sala de aula. Neste ambiente de pesquisa foi possível enumerar aspectos que envolvem a aprendizagem, tanto no que diz respeito à linguagem, quanto à interação entre os falantes que integram o ambiente de sala de aula – alunos e professores. Buscamos analisar os enunciados produzidos em sala de aula e possíveis impactos na aprendizagem, verificando a presença de aspectos polifônicos, tomando Bakhtin e Vygotsky como referencial teórico. Apresentamos os procedimentos metodológicos utilizados, caracterizando-os como um estudo de caso, no qual envolveu 29 alunos de uma turma do Curso Técnico em Eletrônica, na forma Integrada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Pelotas. Os dados coletados apresentam aspectos relevantes da comunicação entre professor e aluno. Para a análise dos dados foi definida a categoria de análise: Significação de expressões desconhecidas. Como resultado, a partir do universo dos alunos, foi possível apontar como aspectos mais relevantes: a necessidade de que o código linguístico seja compartilhado pelos sujeitos envolvidos para haver produção de sentidos e significados nos enunciados; a elaboração de um enunciado não se limita ao léxico e à gramática, mas à produção de significados nos processos de interação; o processo de interação é capaz de atribuir sentido e significado aos enunciados; e a apropriação de significado está imbricada diretamente na produção de sentido.

Palavras-chave: Aprendizagem; Linguagem; Relação professor-aluno.


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