ARTICULAÇÃO ENTRE A EPISTEMOLOGIA PRAGMATISTA DE JOHN DEWEY E O SEU PROJETO PEDAGÓGICO DE VIDA E EDUCAÇÃO

Edna Maria Magalhães do Nascimento

Resumo


O presente artigo discute a articulação teórica entre a epistemologia pragmatista de John Dewey e o projeto pedagógico do texto Vida e Educação.  O ponto de partida da investigação consiste descrever os conceitos de experiência e natureza da epistemologia de John Dewey que configuram sua concepção de conhecimento. Pretende-se com isto proceder a algumas notas sobre a articulação da epistemologia pragmatista de Dewey presente em sua obra seminal Experiência e Natureza ao seu projeto educacional  desenvolvido em Vida e Educação. Busca-se identificar no campo educacional a crítica que Dewey realiza contra os dualismos oriundos da tradição filosófica que se perpetuam nas estruturas das instituições sociais através de falsos problemas, formulados sob o ponto de vista das dicotomias e das classificações e hierarquizações. Procura-se identificar uma  unidade programática e sistêmica da obra de Dewey que articula uma concepção naturalista do conhecimento, uma posição realista em filosofia e a aplicação de seus princípios filosóficos pragmatistas ao projeto educacional.

Palavras-chave:  Naturalismo. Experiência. Vida. Educação


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