REDE CONCEITUAL SOBRE PRÁTICA EDUCATIVA

Raimunda Nonata da Silva Machado

Resumo


Este artigo é resultado de estudos desenvolvidos na disciplina “Prática Edu­cativa” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Fede­ral do Piauí. Faz uma arqueologia do conceito de prática educativa em obras pedagógicas, analisando seu processo de elaboração nas dimensões: lógica, psicológica, pedagógica e histórica, tendo como ponto de partida, principal­mente, o estudo de Ferreira (2009), que analisa processos de formação de conceitos científicos, bem como, Cheptulin (2004) e Lefbvre (1983) sobre a compreensão das conexões entre as qualidades universal, particular e singu­lar na produção de conceitos. Discute o quanto a atividade de produção de rede conceitual da prática educativa impulsiona a realização do movimento de análise e síntese; do pensar sobre o próprio pensamento e da ampliação de conhecimentos e atitudes epistemológicas sobre a realidade socioedu­cacional. Contribui com as reflexões sobre concepções de prática educativa para além da dialética da matéria (materialismo) e do espírito (idealismo), buscando sua complementaridade ao relacionar matéria e espírito na histó­ria da humanidade, aspecto imprescindível para se proceder a arqueologia do conceito.

 

Palavras-chave: Prática Educativa. Arqueologia. Elaboração de Conceitos. Rede Conceitual


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