REDES MEDIADORAS DE APOIO E PROTEÇÃO NA TRAJETÓRIA DE ADOLESCENTES VÍTIMAS DE BULLYING ESCOLAR E OS PROCESSOS DE RESILIÊNCIA EM-SI

Marcos Vinicius Francisco, Renata Maria Coimbra

Resumo


Analisou-se o impacto das redes mediadoras de apoio e proteção na trajetória de adolescentes vítimas de bullying escolar, favorecedoras da resiliência em-si. Assumiu-se como referencial a Teoria Histórico-Cultural que tem como base o Materialismo Histórico Dialético. Participaram da pesquisa 06 jovens de uma escola pública, do interior de São Paulo. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas, a fim de problematizar fotografias e filmagens. Os resultados apontaram que as relações interpessoais e familiares tiveram papel decisivo na vida dos participantes, ao funcionarem como um ponto de apoio frente às adversidades vivenciadas, inclusive, as promotoras de bullying escolar. Muitas das práticas e atividades sociais que os mesmos participavam, também funcionaram como mecanismos mediadores de proteção, ao passo que eles puderam se sentir valorizados e reconhecidos perante o coletivo. Assim, contraditoriamente, por mais que cumpram papel essencial, ao auxiliá-los frente o enfrentamento da condição que se encontravam, por meio dos processos de “resiliência em-si”, não há como desconsiderar que os participantes continuam adaptados à realidade social.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i41.6136

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Linguagens, Educação e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons