JOGOS E BRINCADEIRAS NO PIAUÍ: MEMÓRIAS DE INFÂNCIA NA ESCOLA (1930-1961)
Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir a História da Educação tendo como objeto de estudo os jogos e as brincadeiras e como esses foram, ao longo do tempo, constituindo-se como atividades que auxiliam na aprendizagem escolar. Tem como problema: como os jogos e as brincadeiras estão presentes nas memórias de professores e alunos na educação primária de Teresina nas décadas de 1930 a 1961? Considerando a natureza histórica, fundamenta-se em estudos da Nova História Cultural, o aporte metodológico está baseado na História Oral, e utiliza a técnica da entrevista. O recorte temporal inicial, 1930, deve-se ao período em que o movimento denominado Escola Nova coloca o aluno como o centro do processo educativo e, juntamente com ele, os seus jogos e as brincadeiras como atividades que despertam o interesse e a aprendizagem, e o marco final, 1961, quando a LDB 4.024 preconiza, em seu artigo 22, a obrigatoriedade do ensino de Educação Física na educação primária, disciplina que incluía os jogos e as brincadeiras como atividades recreativas. Recorrendo à Memória de uma docente e de alunos que participaram da educação primária em Teresina, no período que compreende o estudo, foi realizada a análise da inclusão dessas atividades educativas, assim como recomendavam as reformas educacionais implantadas no Piauí, conforme os ideais da Escola Nova, e foi constatado, por meio das ressignificações das memórias dos interlocutores que as reformas educacionais propostas para a educação primária não foram contempladas como propunham os seus pressupostos.
Palavras-Chave: Jogos e brincadeiras. Memória. Infância. Escola. Piauí.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6097
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Linguagens, Educação e Sociedade