O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL E AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ÁLGEBRA

Fernanda Elisbão Silva de Souza, Suely Scherer

Resumo


Este artigo é um recorte de uma pesquisa que teve por objetivo analisar possibilidades de integração do laptop educacional às práticas pedagógicas de professores de matemática no ensino da álgebra do 8°ano. A pesquisa foi baseada nos estudos das abordagens do uso de computadores na educação e integração de tecnologias ao currículo escolar. A metodologia adotada foi da observação participante, sendo a observação realizada em uma escola pública, de dois professores, durante planejamentos de aulas realizados em parceria com a pesquisadora, e desenvolvimento de aulas com o uso do laptop educacional. Observou-se que os professores apresentaram dificuldades no processo de integração do laptop em suas práticas pedagógicas, mas há possibilidades desta tecnologia ser integrada ao ensino de álgebra do 8º ano em aulas de matemática, em especial com o uso de applets.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Abordagens com uso de computadores. Projeto UCA. Álgebra.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/5869

Apontamentos



Direitos autorais



BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons