O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PRESENTES NO PORTAL DO PROFESSOR

Taizy Leda Tavares, Jhonny David Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo-Echala

Resumo


A presente pesquisa almejou responder ao seguinte questionamento: o que existe de software educacional (SE) disponibilizado no Portal do Professor para o ensino de Ciências Naturais? Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar os SE disponibilizados no Portal do Professor, para a disciplina de Ciências Naturais. O estudo baseou-se na leitura crítica dos seguintes autores: Alves et al. (2004); Santos; Mortimer (2002); Vesce (2011); Vieira (1999); dentre outros. Dos SE encontrados, em número de 18, 100% estão em língua estrangeira, e, desses, 70% em espanhol. Verifica-se a transposição de conteúdos de uma mídia impressa para a mídia eletrônica. Todos os SE analisados têm potencial para que o aluno realize feedback dos conteúdos apresentados. Vê-se como importante a avaliação dos conteúdos disponíveis nos repositórios de objetos de aprendizagem, com intuito de possibilitar uma ferramenta de qualidade ao processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: cibercultura; recursos midiáticos; objetos de aprendizagem.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/5868

Apontamentos



Direitos autorais



BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons