O CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA RECONFIGURAÇÃO DO PAPEL DE GESTORES ESCOLARES E PROFESSORES

Jane Cordeiro de Oliveira

Resumo


Resumo

Artigo resultante de uma pesquisa que tem o objetivo de mostrar como o papel de gestores escolares e professores é reconfigurado diante das políticas curriculares. Nossas questões são: Que documentos curriculares representam as políticas educacionais que predominam nos governos César Maia, Luiz Paulo Conde e do atual governo Eduardo Paes? Como os documentos curriculares que retratam estas políticas, reconfiguram os papéis desempenhados pelos gestores escolares e professores? Apresentamos duas diferentes vertentes de políticas vivenciadas nas escolas públicas municipais da Cidade do Rio de Janeiro. O sistema de Ciclos de Formação predominante nos governos César Maia e Luiz Paulo Conde e o sistema seriado do governo Eduardo Paes. Os documentos curriculares que norteiam as políticas são: Núcleo Curricular Básico – Multieducação (RIO DE JANEIRO, 1996) e os documentos das atuais políticas, Orientações Curriculares (RIO DE JANEIRO, 2009), Descritores (RIO DE JANEIRO, 2011) e Cadernos de Apoio Pedagógico (RIO DE JANEIRO, 2013). Utilizamos como referências, principalmente: Ball (1994; 2001; 2002) e Carnoy (2002) para análise das políticas apresentadas; Marcondes (2013) para a verificação do papel dos gestores e professores diante das políticas educacionais. A análise dos documentos das duas políticas demonstrou que o papel de gestores escolares e dos professores foi reconfigurado e estes profissionais assumiram papéis diferenciados diante das indicações dos textos que representam as políticas analisadas.

Palavras-chave: políticas educacionais; documentos curriculares; reconfiguração de papéis de gestores e professores.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i39.4890

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Linguagens, Educação e Sociedade



BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons