O USO DE JOGOS DIDÁTICOS EM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE FONOLÓGICA COM ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Monique Vieira Amorim Bandeira, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas

Resumo


O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre uma pesquisa realizada com quatro estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Distrito Federal, sobre os níveis e as habilidades de consciência fonológica. Abordamos a consciência fonológica como uma importante dimensão metalinguística para o processo de compreensão do Sistema de Escrita alfabética a partir dos postulados teóricos de Morais (2012) e Soares (2017). Apresentamos, também, a relevância dos jogos pedagógicos como estratégias, tanto como recurso para o desenvolvimento de habilidades específicas, como para avaliação diagnóstica, de acordo com Brandão et al. (2009) e Brasil (2011). A pesquisa é de natureza qualitativa e o corpus da investigação foi gerado por meio de aplicação de dois jogos que têm como objetivos analisar e avançar na percepção sonora das sílabas em palavras, principalmente de rimas e aliterações, com e sem apoio da escrita. Os participantes da pesquisa demonstraram possuir, em níveis distintos, consciência fonológica referente à consciência silábica, sobretudo de rimas e aliterações. O estudante que se encontrava no nível pré-silábico da psicogênese, apresentou uma percepção incipiente das sílabas finais das palavras orais e destas na formação de outras palavras enquanto os que estavam no silábico de qualidade, reconheceram as sílabas orais iniciais e finais de algumas palavras. O que se encontrava no nível silábico-alfabético evidenciou estar em um processo mais avançado de compreensão do Sistema de Escrita alfabética apresentando melhor desempenho na segmentação oral das palavras usando como tática o registro escrito para superar os desafios.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i47.11726

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Linguagens, Educação e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons