ANÁLISE DOS DESDOBRAMENTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE

Cecilia Rosa Lacerda, Wellyna Gonçalves Jucá

Resumo


Este artigo é resultado de pesquisa que teve tem como objetivo investigar os desdobramentos da BNCC na autonomia do trabalho docente, por meio da análise da Base Nacional Comum Curricular a partir de estudos e das expressões docentes; da identificação das estratégias de preservação da autonomia pelos professores; e das referências da BNCC que poderiam colaborar na prática da sala de aula. A metodologia da investigação baseou-se na abordagem qualitativa e quantitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os professores efetivos dos anos iniciais do ensino fundamental, de três escolas do município de Quixadá, no Sertão Central cearense. Os resultados apontaram que, mesmo diante das desigualdades sociais, há possibilidades pontuais de incitar a autonomia coletiva, como estratégias de ensino que permitem a ampliação de conhecimentos críticos da realidade. Concluímos, portanto, com a certeza de ser, o trabalho docente, essencial para promover mudanças no ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Autonomia. Trabalho Docente.

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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i47.11236

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