AS CONTRIBUIÇÕES DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE NA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Cristiani Massuchetti, Madalena Pereira da Silva

Resumo


RESUMO: O presente artigo se propõe a refletir sobre a temática da docência no ensino superior ao analisar as contribuições do paradigma da complexidade de Edgar Morin e suas amplas implicações à área, entendendo que a atual visão de mundo baseada em paradigmas reducionistas e simplificadores não atende as demandas educacionais. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter qualitativo, em que se realizou levantamento bibliográfico sobre as produções relacionadas à temática no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, cuja análise de dados consistiu em análise de conteúdo. Os principais autores contextualizados no estudo foram Morin (2000, 2003 e 2006) e Moraes (2003). Enquanto resultados, a pesquisa evidenciou necessidades emergentes na atual docência do ensino superior, que podem ser descritas enquanto superação do paradigma cartesiano, assimilação de práticas pedagógicas pautadas na complexidade e formação continuada, bem como a emergência de uma docência que supere seu próprio pensamento. O estudo conclui que a docência do ensino superior possui desafios em sua prática, além da capacidade de reinventar-se e adaptar-se às realidades do século XXI, o que demanda a superação de paradigmas reducionistas e simplificadores, que sufocam a criatividade e a autonomia afetivo-intelectual dos indivíduos frente à sua aprendizagem e ao seu desenvolvimento humano.
PALAVRAS-CHAVE: Paradigma da complexidade; Complexidade; Docência; Ensino superior.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i45.10884

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Linguagens, Educação e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons