PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE UMA PROFESSORA DE SUCESSO: O OLHAR DA CRIANÇA

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Magna Melo Viana, Tatyanne Gomes Marques

Resumo


Este artigo objetiva analisar práticas significativas de alfabetização e letramento, a partir do olhar de crianças que provêm dos meios populares e estão cursando o 3º ano do ensino fundamental em uma escola pública. Adotou-se uma abordagem qualitativa e dentro desta perspectiva o estudo de caso. Para recolha dos dados, utilizaram-se: desenho infantil conjugado à oralidade, análise de documentos, observação e entrevista.  Ao ouvir as crianças deste estudo, foi possível saber como vivenciam o processo de alfabetização e letramento e o que tem sido significativo para elas no ensino de seus professores. Dentre as práticas exitosas destacaram-se a diversidade de metodologias para trabalhar os diferentes tipos de leitura, sendo a compartilhada, a individual, a contação de história as mais recorrentes. Evidenciaram-se as práticas de escrita espontânea e de livre expressão e o trabalho com a diversidade de gêneros textuais. No decorrer da pesquisa, por meio da observação e da construção do memorial reflexivo de uma professora alfabetizadora de sucesso, perceberam-se como se deu o processo de formação e de atuação dessa professora a partir de elementos de sua história de vida, do seu percurso escolar, das relações com os pares e saberes adquiridos na carreira profissional. Por fim, espera-se que os relatos e reflexões teóricas aqui apresentadas sobre o processo de alfabetização e letramento a partir de diferentes óticas, possam mobilizar e subsidiar os interessados pela temática, principalmente professores alfabetizadores, a continuarem a investigação e o registro de práticas significativas de alfabetização e letramento com crianças dos meios populares.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10664

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Linguagens, Educação e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons