LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE LICENCIADOS EM LETRAS/ESPANHOL
Resumo
Objetivou-se compreender as dificuldades e as possibilidades para a formação de professores na modalidade Educação a Distância (EaD) a partir das percepções dos graduandos em Letras/Espanhol, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na cidade de Quixeramobim-CE. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso, foi realizada mediante questionários aplicados junto a cinco alunos do referido curso. Os dados coletados foram averiguados mediante análise de conteúdo, que facultou a formulação de quatro categorias para a discussão dos resultados: expectativas dos estudantes; formação e aprendizagem em EaD; o tutor na formação em EaD; e aspectos positivos e negativos de cursar Espanhol na modalidade EaD. Verificou-se que os estudantes percebiam a modalidade EaD como única possibilidade de cursar o ensino superior, já que nas zonas rurais do interior de Quixeramobim, onde residiam, não havia universidades. A formação em regime semipresencial foi considerada de qualidade, conquanto, prejudicada pela precária estrutura física dos polos, pelo pouco tempo destinado às discussões presenciais e pelo despreparo de alguns professores tutores na língua espanhola.
Palavras-chave: Educação a distância. Formação docente. Letras Espanhol.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i44.10404
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Linguagens, Educação e Sociedade
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.