LEGITIMIDADE, CREDIBILIDADE E CAPTAÇÃO ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO NOS DISCURSOS DA REVISTA SUPERINTERESSANTE SOBRE O AUTISMO
Resumo
O transtorno do espectro autista ou autismo, como é mais popularmente conhecido, é uma síndrome que afeta o desenvolvimento cognitivo-motor de crianças, jovens e adultos (em sua maioria, do sexo masculino). Com base no último estudo feito pela ONU, o número de pessoas, ao redor do mundo, diagnosticadas com a síndrome é de, atualmente, 70 milhões. As representações sobre o autismo se materializam em discursos que circulam em nosso meio, seja através da mídia ou dos debates nos campos da política, da religião e da medicina, dentre outros. Em meio a esse contexto, o jornalismo brasileiro tem exercido um papel importante na veiculação de matérias relacionadas à síndrome. O presente artigo analisa uma matéria que foi publicada pela revista Superinteressante, intitulada Autismo – ilhados em seu próprio mundo, na edição do mês de abril de 2011, mais especificamente, na edição 290. Ao analisar as estratégias de persuasão presentes na matéria, selecionamos trechos que, consideramos, melhor ilustram as estratégias de legitimidade, credibilidade e captação.
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