A INTERTEXTUALIDADE NAS OBRAS O SANTO E A PORCA, DE ARIANO SUASSUANA E O BOM SAMARITANO, DE HERMILO BORBA FILHO

Beatriz Pazini Ferreira

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar as marcas intertextuais presentes em O santo e a porca, de Ariano Suassuana e O bom samaritano, de Hermilo Borba Filho. Esses intertextos são importantes para a (re)construção dos sentidos do leitor, pois os significados das palavras ressignificam o discurso devido à diversidade de elementos que constitui o tecido poético. No caso da primeira peça, a abordagem da temática da avareza retoma a obra Aululária do autor Plauto. A segunda, resgata a parábola bíblica O bom samaritano, e ambas recriam um contexto cômico, mas que adquiri reflexões sociais. Ariano Suassuna e Hermilo Borba Filho tiveram como objetivo criar um projeto em que a base do teatro fosse popular, por isso se engajaram a alguns grupos populares de teatro no nordeste como o TEP, TAP e TPN. Para a construção desse texto, utilizamos os autores Durval Muniz Albuquerque (2001), Julia Kristeva (2004) e Koch (2004) que apontam respectivamente a cultura nordestina e a intertextualidade que pode ser uma retomada explicitamente ou implicitamente.

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A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.