A ESCASSEZ E O BÔNUS COMO ESTRATÉGIAS PERSUASIVAS EM MARKETING DIGITAL

Marcos Daniel do Amor Divino

Resumo


Neste trabalho analisou-se duas estratégias persuasivas pertencentes aos chamados gatilhos mentais e que são utilizadas em marketing: a escassez e o bônus. O corpus é composto de três e-mails, onde se verificou como as construções presentes no texto poderiam colaborar para a persuasão da audiência a agir em favor da aquisição de produtos e ou serviços. Conclui-se que ambas as estratégias ampliariam o potencial persuasivo; que o destaque textual e gráfico, modificando a aparência do texto e com uso de elementos gráficos, bem como a repetição de palavras, estabeleceria uma segunda camada de leitura, promovendo contextualização sobre o assunto central da mensagem; a mobilização emocional seria construída através da narrativa e ampliada pela urgência gerada através da escassez e do bônus. O quadro teórico engloba Emediato (2013), Damásio (2015), Perreault Jr. e Mccarthy (2002), Walker (2014), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017).

                                            

Palavras-chave: Marketing. Escassez. Bônus. Páthos. Retórica.


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