O APORTE TECNOLÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO SOBRE POSSIBILIDADES
Resumo
O presente artigo pretende apresentar dados coletados em cinco escolas da rede estadual de ensino médio do Ceará, e de um questionário aplicado a uma delas, concernentes ao suporte tecnológico disponível. Discutiremos o questionário estruturado, para traçarmos um perfil das atividades existentes, no quesito letramento digital, ministradas pelos professores. Além disso, expomos comentários de alguns professores sobre o uso do laboratório de informática na escola. Do ponto de vista teórico, seguimos os pressupostos de Dias; Novais (2009), Soares (2002), Kleiman (2004), Coscarelli; Ribeiro (2005) entre outros. O percurso analítico é de ordem, majoritariamente, qualitativa com base na resposta de 70 indivíduos. Constatamos que embora o aparato tecnológico seja diminuto nas escolas, é possível abordar-se o assunto por meio de ações interligadas as matrizes do letramento digital, abordando as múltiplas habilidades dos alunos.
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A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.